sexta-feira, 30 de março de 2012

Aracaju recebe mais de 1.000 gestores de Saúde do NE




clique para ampliarEm uma das mesas do Congresso, a ex-secretária de Saúde de Aracaju, Lêda Lúcia (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarA SMS de Aracaju inscreveu mais de 40 gestores no Congressso
clique para ampliarNa oficina sobre Assistência Farmacêutica, os gestores da SMS, João dos Santos e Álvaro Victor com Mônica Sampaio
clique para ampliarDa SMS/Aracaju, Geison Valença e Ângela Leite assistem as palestras
clique para ampliarO presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi
clique para ampliarGeilson Valença, Kátia Aragão e Mônica Rocha recebendo certificados de participação de oficinas
Desde o dia 28, sanitaristas históricos, gestores e técnicos do Ministério da Saúde (MS) continuam em Aracaju participando do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste. O congresso termina hoje, 30, com o debate sobre "A Judicialização da Saúde", no auditório do Hotel Mercure.
O evento conta com a participação de mais de 1.000 pessoas e representantes de 24 Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Consems) de nove Estados do Nordeste brasileiro: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e do Estado de Sergipe.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Figueiredo Nardi, afirma que o número de participantes superou todas as expectativas. "Estamos com o Brasil em Aracaju, defendendo o fortalecimento do SUS. E essa presença massiva de secretários de Saúde em Aracaju se deu pela necessidade engajamento e de informação desses gestores sobre as responsabilidades de gestão relativas à Saúde pública para este ano", destaca o presidente do Conasems, que é o atual secretário de Saúde de Maringá, do Estado do Paraná.
Em ano de eleições municipais, segundo Antônio Figueiredo, os gestores precisam ampliar os conhecimentos sobre os novos instrumentos de gestão e os novos dispositivos legais como o Decreto nº 7.508, que regulamenta a Lei 8.080/90 e a Lei 141, que regulamenta a Emenda Constitucional 29. “Esses documentos trazem dispositivos legais em que os secretários terão de cumprir ainda este ano para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal", disse.
Região Aracaju 
O secretário Municipal de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, destacou a participação no congresso dos 40 representantes da gestão local do SUS. Silvio Santos também destacou a importância do congresso em detalhar as novidades do MS para consolidar o SUS, a partir das Redes de Atenção à Saúde.
Da região
Também estavam presentes no congresso gestores da Saúde dos outros oitos municípios da região: Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão.
Sanitaristas 
Das personalidades sanitárias que estiveram em Aracaju nesses três dias se destacaram as presenças de Luiz Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa (MS); Antônio Alves, secretário da Sesai/MS e Helvécio Miranda da Secretaria de Vigilância em Saúde (SAS/MS). Entre eles, também se destacam as presenças das sergipanas, médicas e sanitarista Lêda Lúcia Vasconcelos, ex-secretária municipal de Saúde de Aracaju, e Mônica Sampaio, ex-secretária estadual de Saúde. Atualmente, Lêda Lúcia está na Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e Mônica Sampaio na SGET.
"A consolidação das redes de atenção à saúde e as garantias da integralidade, do acesso e da qualidade dos serviços é o caminho para a consolidação para a SUS", defende Lêda Lúcia.
No congresso, os inscritos tiveram a oportunidade de participar de seminário, cursos e oficinas sobre Gestão de Recursos Orçamentários e Financeiros no Nordeste; Vigilância em Saúde e Atenção Básica; Gestão do Trabalho e da Educação no Nordeste; Apoio Integrado e Educação Permanente no Nordeste; Fortalecimento da Participação da Comunidade no Nordeste; Regionalização da Saúde; Assistência Farmacêutica e as Redes de Assistência à Saúde. Também foi realizado no Cosems, o II Encontro de Comunicação em Saúde do Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário