terça-feira, 27 de março de 2012

Comitiva do SUS de Aracaju participa do Cosems




O vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, vai participar do VIII Congresso de Secretárias Municipais de Saúde do Nordeste (Cosems-2012). A abertura oficial do congresso será nesta quarta-feira, às 20h, no Hotel Mercure, na Orla da Atalaia. Além do secretário de Saúde da capital sergipana, da SMS estarão presentes no evento cerca de 40 representantes da gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS).
A expectativa dos organizadores é reunir mais de 1.000 participantes dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e do Estado de Sergipe. O congresso traz como tema central "As relações Interfederativas no Nordeste Brasileiro e a Interdependência de Responsabilidade no Processo de Descentralização".
O secretário Silvio Santos destaca a importância de Aracaju no processo de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) estadual. "A cada dia Aracaju se qualifica como pólo de prestação de serviço do SUS e continua como referência para os procedimentos de alta complexidade. Além disso, a nossa capital tem uma importância fundamental na organização do SUS no Estado de Sergipe", diz o secretário.
Programação 
Da programação, no congresso estão previstos seminários e mesas de debates sobre "A gestão do SUS e a judicialização da Saúde", "O parlamento e a defesa do SUS" e "A força nacional da saúde do SUS". E cursos serão ofertados os seguintes temas: Gestão de Recursos Orçamentários e Financeiros no Nordeste; Vigilância em Saúde e Atenção Básica; Gestão do Trabalho e da Educação no Nordeste; Apoio Integrado e Educação Permanente no Nordeste; Fortalecimento da Participação da Comunidade no Nordeste; Regionalização da Saúde; Assistência Farmacêutica e as Redes de Assistência à Saúde. Ainda está previsto na programação do Cosems, a realização do I Encontro de Comunicação em Saúde do Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário