quarta-feira, 7 de março de 2012

PMA reúne professores envolvidos no Programa Saúde na Escola




Nesta quarta-feira, dia 7, pela manhã, cerca de 50 professores/coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Aracaju participaram da reunião mensal do PSE. A reunião foi coordenada por técnicos das secretarias municipais de Saúde (SMS) e da Educação (Semed). O encontro aconteceu no auditório do Cemarh, localizado na rua Carlos Correia, do bairro Siqueira Campos. Por adesão dos municípios brasileiros, o PSE é um programa federal que desenvolve ações clínicas, de educação em saúde e de prevenção a doenças dentro das escolas públicas.
Durante a reunião, o pediatra e referência técnica do PSE/SMS, Byron Ramos estimulou os professores a apresentarem trabalhos acadêmicos, relatando as experiências deles com o PSE no III Seminário do PSE: Integrando as ações, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de junho de 2012. Já as inscrições de trabalhos científicos terminam no dia 30 de abril. "É importante que cada um de vocês, que estejam envolvidos com o PSE relatem suas experiências, e caso precisem de apoio, tanto os coordenadores da SMS quanto os da Semed estão à disposição para dar suporte técnico", estimula o pediatra. Ainda do PSE/SMS estavam na reunião Alessandro Augusto e Aline Vieira.
A coordenadora pedagógica do PSE/Semed, Cláudia Mendonça, também incentivou os professores a concorrerem à seleção de trabalhos científicos do seminário. "Na edição do Seminário do PSE de 2011, foi pequena a participação de trabalhos apresentados por professores. O seminário é um momento importante para divulgarmos o nosso trabalho e serve também como valorização profissional de cada um de vocês", afirmou Mendonça.
"Um dos princípios do PSE é juntamente essa articulação regular entre as secretarias de Saúde e da Educação. Aqui, em Aracaju, estamos no caminho certo. Tanto na Saúde quanto na Educação estão presenciando a persistência e compromisso dos profissionais para dar continuidade às ações intersetoriais do PSE", conta o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Cumplicidade
A Escola Estadual Clodoaldo de Alencar aderiu o PSE este ano e o professor Fernando Freitas diz que antes mesmo do PSE, a escola já mantinha uma boa aproximação com a unidade de saúde do território. "A nossa escola já trabalhava em parceria com a unidade de saúde. Já realizamos projeto de promoção à saúde bucal e tínhamos uma relação estreita e de cumplicidade com a equipe de saúde. Agora, vamos estreitar ainda mais esses laços, a partir de metas pactuadas e pré-estabelecidas para ajudar ainda mais as famílias no cuidado com a saúde dos estudantes", aposta o professor.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Garcez, Rose Mary Gomes de Jesus também acredita que o PSE está estreitando o acesso dos estudantes às unidades de saúde. "O PSE está sendo muito importante para as famílias, em especial as mais carentes e que depende unicamente do serviço público de saúde. Com o PSE, a Prefeitura está melhorando a assistência a saúde a essas famílias", afirma a professora..
Saiba Mais
O PSE foi instituído nacionalmente pela parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família. O município de Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, na época foram cadastradas 19 equipes de Saúde da Família.
Em 2012, a meta da Prefeitura Municipal de Aracaju é desenvolver ações para aproximadamente 43 mil alunos da rede pública de ensino de 85 escolas, com o suporte das 36 unidades de Saúde da Família e 43 equipes de Saúde da Família.

0 comentários:

Postar um comentário