sexta-feira, 16 de março de 2012

Reclamações à Ouvidoria da Saúde caíram em mais de 50%



clique para ampliarOuvidoria do SUS Aracaju (Foto: Ascom/SMS)
No Dia Nacional do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março, os servidores da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da Prefeitura de Aracaju comemoram a redução em mais de 50% das reclamações dos usuários do sistema local. Se em 2010, o número de demandas foi de 6.624, no ano passado o registro caiu para 3.539 manifestações.
"A redução das reclamações e solicitações dos usuários quanto à prestação de serviços da saúde pública foi significativa. Acredito que essa diminuição de manifestações é fruto da atual política de estreitamento das relações entre a gestão e a comunidade, com os representantes do controle social e dos trabalhadores da Saúde. A gestão também tomou medidas concretas de cunho administrativo e jurídico que impactaram na qualidade dos serviços", aposta o secretário municipal da Saúde, Sílvio Santos.
Em Aracaju, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi implantada em maio de 2002, a partir de um projeto financiado pelo Ministério da Saúde. A Ouvidoria fica localizada na sede da SMS, na rua Sergipe, nº 1310. As manifestações podem ser realizadas presencialmente na sede ou pelo número 156.
"A nossa missão é acolher e encaminhar aos diversos setores da rede do SUS local as manifestações dos cidadãos, para ajudá-los a encontrar as resoluções adequadas aos problemas apresentados", explica a ouvidora da SMS, Diana Virginia Melo.
Em 2010, a SMS aderiu ao Sistema Informatizado OuvidorSUS, apoiando a proposta do Ministério da Saúde no processo de descentralização das Ouvidorias do SUS. "Com o OuvidorSUS, a comunicação entre as ouvidorias de saúde nas três esferas de governo ficou mais dinâmica. Além disso, as Ouvidoras têm subsidiado a produção de relatórios temáticos e gerenciais", afirma Silvio Santos. 

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