segunda-feira, 5 de março de 2012

Saúde realiza Semana da Mulher



clique para ampliarProfissionais da Saúde e usuárias do SUS dão as mãos na abertura da Semana da Mulher (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarPalestra da USF Manoel de Souza Pereira esclareceu dúvidas sobre câncer do colo do útero
clique para ampliarUnidade realizará busca ativa nos dias 6 e 8 de março
Para marcar as ações de prevenção e promoção em saúde realizadas na semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma semana repleta de atividades para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. 
A Semana da Mulher segue com uma agenda repleta de 5 a 9 de março nas Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a atividade oportuniza mostrar como a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de garantir saúde para a população feminina. "Nas Unidades, ainda estaremos realizando ações de relaxamento e lazer porque elas merecem o melhor", acrescenta o secretário.
Educação em Saúde
Para iniciar a Semana da Mulher, uma palestra esclarecedora sobre câncer do colo do útero aconteceu na manhã dessa segunda-feira, dia 5, na USF Manoel de Souza Pereira localizada no bairro Jabotiana. Na oportunidade, mulheres da comunidade puderam tirar dúvidas sobre prevenção e ainda participar de uma sessão de relaxamento com a enfermeira Marisa Rocha.
"O exame lâmina é um método simples e eficaz de diagnosticar o câncer do colo do útero. Por isso, dever ser feito preventivamente. Na Unidade de Saúde também ofertamos o exame e estaremos realizando a busca ativa de casos nos dias 6 e 8 de março, quando será ofertado o exame tanto pela manhã como pela tarde para todas as interessadas", disse a enfermeira durante a palestra.
Prevenção
Muitas mulheres foram pegas de surpresa com a iniciativa da SMS. Esse foi o caso da costureira Maria Dulcinete, de 58 anos. "Achei muito bacana essa palestra, pois muitas de nós ainda não tínhamos o conhecimento de que um simples exame de rotina pode ser tão importante na prevenção", afirmou.
Eliziane Maria, de 26 anos. também elogiou a iniciativa. "Achei muito interessante e esclarecedor. Esse alerta vem em boa hora, principalmente para as mulheres que têm filhos, trabalham e, muitas vezes, descuidam da própria saúde", revelou.
Continuidade
A USF Manoel de Souza Pereira ainda realizará na terça-feira, dia 6, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, seguida de massagem corporal. Na quarta-feira, dia 7, e quinta, dia 8, alimentação saudável e cultura de paz serão temas de conversa com as usuárias. Já na sexta-feira, 9, uma palestra sobre atenção integral em Saúde da Mulher conclui a agenda de atividades. "Limpeza de pele, lanches saudáveis, massagens relaxantes e atividades físicas de alongamento serão surpresas realizadas também durante os dias comemorativos", conclui a gerente da Unidade, Carine Garrido.    
Ainda este mês, no dia 21, os programas Saúde da Mulher e DST/Aids e Hepatites Virais vão promover o IV Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher, com atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

0 comentários:

Postar um comentário