terça-feira, 27 de março de 2012

Agentes de Endemias vão ao Mosqueiro prevenir o Calazar




clique para ampliarAgentes realizam a aplicação de inseticida em áreas de risco (Fotos: Ascom/SMS)
A partir de hoje até o dia 29, quinta-feira, uma equipe de 16 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Aracaju retorna à Zona de Expansão para realizar novo ciclo de controle ao Calazar.
Cientificamente denominada de leishmaniose visceral, o Calazar é uma doença grave que tem o animal, o cão, como a principal fonte de infecção. A doença é transmitida pelo mosquito flebótomo, popularmente chamado de mosquito palha.
Na visita às residências, os agentes farão o tratamento químico local, com aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da doença. Os agentes também realizarão orientações de prevenção à doença.
Agenda
Os agentes vão percorrer os povoados de Areia Branca, dia 27, Zenza, dia 28 e São José, dia 29. Nessas localidades, a ação será realizada sempre das 7h30 às 12h. "Os nossos agentes estarão visitando casa a casa e conversando com os moradores, levando orientações básicas sobre a prevenção à doença", explica o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos.
Sem representar risco à saúde humana, o inseticida utilizado na ação é aplicado em áreas que possui condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito, como quintais, recintos e áreas com materiais orgânicos em decomposição, como folhas secas e entulhos acumulados. “Esses locais devem estar sempre limpos, pois favorecem a proliferação do mosquito fleobótomo", orienta o supervisor do Programa Municipal de Controle da Leishmaniose Visceral, Wilson de Oliveira.
Serviço
O coordenador do CCZ, Paulo Tiago, divulga que para casos de suspeitas de animal com Calazar, a população deve ligar para o Centro de Controle de Zoonose (CCZ/SMS). Dentre os serviços, o CCZ dispõe de transporte especializado para a captura desses animais.
Os telefones de contatos são (079) 3179-3528, 3179-3565 ou 3179-3564, no horário das 7h às 12h e das 14h às 17h.

0 comentários:

Postar um comentário