quinta-feira, 8 de março de 2012

Saúde homenageia trabalhadoras e usuárias do SUS




clique para ampliarAções da Secretaria Municipal de Saúde marcaram o Dia Internacional da Mulher (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarServidoras recebem mensagem de prevenção
clique para ampliarTrabalhadoras confraternizaram e celebraram juntas
clique para ampliarIniciativa surpreendeu servidores
clique para ampliar
Ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcaram o Dia Internacional da Mulher. Na manhã desta quinta-feira, dia 8 de março, as servidoras da saúde lotadas na sede da SMS, ganharam do Programa Saúde da Mulher felicitações pelo importante trabalho que desempenham. Além disso, receberam um porta preservativo, incentivando as ações de prevenção e promoção em Saúde.
"A saúde em Aracaju avançou muito e isso se deve também pela atuação e dedicação dessas verdadeiras guerreiras que com responsabilidade, compromisso, dedicação e carinho realizam um trabalho importante junto a nossa população", enaltece o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.
Com a ação, as servidoras da SMS confraternizaram e celebraram data tão importante.  "O objetivo da intervenção foi mostrar nessa data que as mulheres sempre devem buscar a prevenção", explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Ana Carolina.
As servidoras receberam ainda um cartão com uma mensagem que enaltece as mulheres. "Colocamos no cartão a imagem de servidoras representando os mais diversos setores desta Secretaria. Por meio desse grupo, homenageamos todas as servidoras da rede municipal de Saúde", afirma Cristiani Ludmila, coordenadora de Vigilância em Saúde.
As homenagens às usuárias do SUS
Com uma programação rica de atividades de lazer, educação e prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde ainda homenageou as usuárias nas Unidades de Saúde. A semana reuniu mulheres de diversas comunidades da capital nas Unidades de Saúde da Família. Nessa quinta-feira, dia 8, foi a vez das USF Joaldo Barbosa, no bairro Industrial, Dr. Max de Carvalho, no bairro Luzia, realizarem encontros diferentes.
"As usuárias do SUS merecem o melhor e é por isso mesmo que estamos homenageando-as com uma rica programação em atividades de Saúde, Lazer e Prevenção", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Na Semana da Mulher são debatidos temas variados como a prevenção do câncer de colo útero, câncer de mama e hepatite B. Também é feita a busca ativa de casos por meio de métodos como exames de lâmina.  No eixo do lazer são promovidas sessões de relaxamento com massoterapia, oficinas, atividades lúdicas, aula de alongamento, reflexologia ou limpeza de pele.
Miss Joaldo Barbosa
Profissionais da saúde e usuários da USF Joaldo Barbosa celebraram juntos o Dia da Mulher. Após um debate esclarecedor com a pedagoga Maria Vanira, a manhã de atividades foi encerrada com o desfile de beleza chamado 'Miss Joaldo Barbosa' para enaltecer a beleza e qualidades das mulheres da comunidade.
Dona Maria do Carmo participou das atividades e elogiou o evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
"Para mim, essa foi uma surpresa muito boa. Pude me divertir e aprender cuidados importantes", disse a usuária que ainda conta que o atendimento às mulheres na Unidade de Saúde tem sido excelente.
Unidade Dr. Max de Carvalho
Na USF Dr. Max de Carvalho, localizada no bairro Luzia, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com atividade física com o Programa Academia da Cidade, seguido de um delicioso café da manhã. Numa roda de conversa sobre Saúde da Mulher as usuárias ainda puderam tirar dúvidas sobre os serviços ofertados pelo SUS.
"É muito importante multiplicar a mensagem da prevenção. Aqui na Unidade adotamos diversas estratégias para isso, como a ampla oferta de exames, em especial o exame de lâmina, e os grupos sobre cuidados em saúde para gestantes e mães puérperas", conclui a gerente da Unidade, Erilene Franklin.

0 comentários:

Postar um comentário