segunda-feira, 19 de março de 2012


PMA inicia ações de estímulo ao trabalhador do SUS
clique para ampliarCoordenador do Plano de Promoção da Saúde do Trabalhador, Jeilson Santos de Assunção
Nesta terça-feira, dia 20, durante todo o dia, os trabalhadores da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha terão acesso às práticas de cuidados integrativos complementares, como reiki, massoterapia e acupuntura auricular. Nos dias 21 e 22, a mesma ação vai beneficiar os servidores da USF Osvaldo Leite e do Caps AD Primavera, respectivamente. As atividades integrativas não vão interromper o serviço na unidade.
"Nesta terça-feira, estaremos dando início a uma das atividades programadas do projeto EspaSUS, que compõe o Plano de Promoção à Saúde do Trabalhador, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse projeto foi desenvolvido pela Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast/SMS), explica a coordenadora da Reast, Mônica Rocha.
Funcionamento regular
As atividades integrativas não vão parar o serviço na unidade e estarão à disposição dos servidores interessados. "Essa atividade será realizada em uma das salas da própria unidade e contará com um grupo formado por três massoterapeutas, um reikiano e um terapeuta auricolar", informa o coordenador do Plano de Promoção, Jeilson Santos de Assunção.
Motivação
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, o Plano de Promoção à Saúde do Trabalhador foi criado a partir do resultado da Pesquisa de Clima Organizacional da SMS, desenvolvida nos meses de setembro e dezembro de 2011. "O EspaSUS e as outras iniciativas do Plano surgiu para ampliar as iniciativas da atual gestão no
estreitamento da boa convivência entre os trabalhadores e para realizar ações capazes de melhorar a autoestima e ajudar a promover a saúde dos servidores", afirma Silvio Santos.
Uma outra ação do projeto EspaSUS será a estruturação de um espaço permanente de promoção à saúde do trabalhador na sede da Reast e do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado na rua Luís Carlos Prestes, nº 99, do bairro Ponto Novo. Silvio Santos acredita que as ações do Plano darão um salto de qualidade na política de gestão do trabalho na SMS. "Trabalhadores motivados e de bem com sua saúde podem oferecer um serviço de maior qualidade aos usuários do SUS Aracaju, esse é a nossa expectativa", destaca o secretário.
A Pesquisa de Clima Organizacional da SMS/Aracaju conquistou o 13º lugar no Prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde. A premiação aconteceu dia 28 de fevereiro deste ano e Aracaju ganhou R$ 100 mil reais. Concorreram ao prêmio mais de 200 experiências de municípios brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário