segunda-feira, 5 de março de 2012

Aracaju consolidou as ações do PSE nas escolas




clique para ampliarAracaju já realizou duas edições do Seminário do Programa Saúde na Escola (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarEm ação intersetorial, profissionais de Saúde vão às escolas realizar exames clínicos e ações de prevenção nas escolas de Aracaju Articulada
"Em Aracaju, o Programa Saúde na Escola(PSE), do Ministério da Saúde, foi introduzido em 2008. E com muito orgulho afirmamos que agora as estratégias do PSE estão consolidadas tanto em creches quanto em escolas públicas de ensino fundamental, promovendo exames clínicos e atividades de prevenção à doenças entre nossos estudantes. Isso foi possível dada a boa articulação entre a Secretaria Municipal da Saúde com as secretarias municipal e estadual de Educação e universidades. Juntos estamos viabilizando um calendário regular de visitas dos profissionais das unidades de Saúde nas escolas,", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Ainda segundo Silvio Santos, este ano, a PMA está desenvolvendo o PSE em 100% das creches municipais e 43 escolas de ensino fundamental. Especificamente da SMS, estão envolvidas nesse programa 36 Unidades de Saúde da Família(USFs) e 43 equipes de saúde. Das metas para 2012, a PMA pretende realizar atividades de avaliação clínica e psicossocial em 23.741 alunos; realizar ações de promoção em Saúde para 43.221 alunos e realizar educação permanente direcionada a 200 profissionais
da educação e saúde envolvidos no PSE. Dos temas das capacitação para os profissionais serão abordados alimentação saudável, álcool, tabaco e outras drogas e sexualidade.
Neste domingo, 4, o PSE foi tema de pronunciamento em cadeia nacional do ministro da Saúde, Antônio Padilha, que lançou a campanha de mobilização do PSE, convocando os municípios brasileiros a realizar as estratégias de cuidados à saúde de adolescentes e de crianças dentro das escolas públicas.

"Aracaju já criou o Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTIN/PSE), realizou em 2010 e em 2011 o seminário anual do PSE, ampliou as parcerias com as universidades Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade de Sergipe (Fase) e Universidade Federal do Estado de Sergipe (UFS) e controle social. A PMA também já divulgou o edital da próxima edição do Seminário do PSE, que será nos dias 18 e 19 de junho", conta a coordenadora da Promoção em Saúde/SMS, Carla Viviane.

Para uma das referências técnica do PSE/ Aracaju, Agda Oliveira, os profissionais das secretarias de Saúde e da Educação têm demonstrado compromisso em manter ações intersetoriais nas escolas. "Tanto os professores quanto os profissionais da Saúde já podem contar suas experiências no PSE. Juntos, estamos garantindo a um maior número de crianças um melhor o desempenho escolar das crianças e atuando na prevenção de doenças", afirma.

"Com o PSE, nas salas de aula, profissionais de Saúde realizam avaliação clinica, bucal, nutricional, saúde reprodutiva e avaliação
social. Os alunos também tem a oportunidade de atualizar o calendário de vacinas e recebem a Caderneta do Adolescente do PSE. Após as avaliações, nos casos necessários, o aluno recebe uma guia de encaminhamento para unidades de saúde de referência", informa outra referência técnica do PSE/SMS, Alessandro Augusto Soledade Reis.

0 comentários:

Postar um comentário