quarta-feira, 7 de março de 2012

Saúde da Mulher é tema de atividades no Siqueira Campos




clique para ampliarUSF Edézio Vieira de Melo realizou várias atividades com as mulheres da comunidade (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarPrograma Academia da Cidade marcou presença
clique para ampliarAs mulheres aproveitaram para repor as energias e relaxar com as sessões de massoterapia
clique para ampliarGrupo Educar é Aprender comemora três anos, levando para as mulheres a mensagem da prevenção
Para homenagear as mulheres da capital, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju está realizando uma programação especial. A Semana da Mulher comemorada nas Unidades de Saúde da Família (USF) reúne usuárias do SUS para desfrutar dos cuidados de prevenção e promoção em saúde. Durante a quarta-feira, dia 7, foi a vez da USF Edézio Vieira de Melo do bairro Siqueira Campos realizar várias atividades com as mulheres da comunidade.
Sessões de massoterapia e reflexologia, oficina pedagógica sobre prevenção ao câncer do colo do útero com o Grupo Educar é Aprender, aulão com o Programa Academia da Cidade e palestra esclarecedora sobre a Hepatite B com profissionais do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais foram algumas das atividades da manhã. No período da tarde, a Unidade segue com a realização de exames de lâmina e testes rápidos de HIV.  
“Elas merecem o melhor e é por isso mesmo que estamos promovendo uma semana só para elas. Nosso intuito é demonstrar que a adoção de hábitos saudáveis e a prevenção são as melhores formas de garantir saúde sempre. Essa semana estamos incentivando, mas o cuidado com a saúde da mulher deve durar o ano inteiro”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.   
Educar é aprender
“Ficamos muito felizes por ver que as mulheres se envolveram nas atividades. Hoje, também comemoramos três anos de criação do Grupo Educar é Aprender que tem contribuído, estimulando mulheres de todas as idades a virem até a Unidade de Saúde, fazendo com que elas se cuidem melhor e não tenham vergonha de procurar nossa ajuda e orientação”, enalteceu a gerente da USF, Lijane Oliveira.
Conforme o membro do Grupo Educar é Aprender, Antônio Carlos, hoje já são nove agentes comunitários de saúde envolvidos diretamente na iniciativa. Visitas a ambientes públicos da comunidade, escolas, feiras, eventos, realizando oficinas sobre educação em saúde são o principal eixo abordado pelo grupo. “Trabalhamos intensamente a mensagem da prevenção para estreitar o vínculo entre a comunidade e os serviços públicos de saúde”, destaca Antônio Carlos.
Massoterapia e Relaxamento
Após queimar calorias e gastar muita energia com as atividades físicas, oficinas e palestras, as mulheres aproveitaram para repor as energias por meio das relaxantes sessões de massoterapia. “Essa técnica de massagem permite atingir pontos sensíveis do corpo, combatendo dores e permitindo inclusive reduzir cansaço e prevenir dores de cabeça”, explica Samuel Caetano, agente comunitário de saúde especializado em massoterapia.
Dona Hildete Pereira de 62 anos conta que se sentiu renovada após a sessão de massagem. “Gostei muito da programação de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde está de parabéns. O melhor de tudo é que ainda pude ver que um simples exame de lâmina pode diagnosticar precocemente o câncer de colo do útero, ajudando a salvar vidas”, concluiu.
Para saber mais sobre o Grupo Educar é Aprender acesse: www.educareaprender.blog.com

0 comentários:

Postar um comentário