quarta-feira, 21 de março de 2012

Portadores de Síndrome de Down recebem atendimento em Aracaju





clique para ampliarOs serviços contam com equipes multidisciplinares e estrutura adequada (Foto: André Moreira)
clique para ampliarCentro de Especialidades Médica da Criança (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarServiço de Reabilitação Física e Motora
clique para ampliarMarta Tatiana e o pequeno Victor Manuel
O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta quarta-feira, dia 21. Para marcar essa importante data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca os serviços do SUS Aracaju que são ofertados aos usuários portadores de Síndrome de Down como terapia ocupacional, neuropediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, cardiologia, odontologia e outros.
A principal procura acontece no Centro de Especialidades Médica da Criança e do Adolescente (Cemca) e no Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo), ambos localizados no bairro Siqueira Campos.
“Com equipes multidisciplinares e estrutura adequada, tem sido possível garantir assistência não só ao portador de Síndrome de Down como às famílias, que também recebem orientações junto aos psicólogos e assistentes sociais. A nossa meta é conquistar um SUS que atenda as necessidades de todos”, afirma Silvio Santos. 
Como acessar os serviços
Após consulta realizada em qualquer uma das 43 Unidades de Saúde da Família da capital, os portadores de Síndrome de Down e outras síndromes são encaminhados para acompanhamento continuo no Cemca e no Serfismo. “Existe uma grande procura por serviços de cardiologia, pois afinal muitos portadores da Síndrome de Down são vulneráveis a problemas cardíacos por isso, precisam ser monitorados com frequência”, revela a gerente do Cemca, Ana Cristina.
“Outro cuidado importante são as terapias, que são realizadas pelos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos que possibilitam avanços para um melhor desenvolvimento de habilidades neuropsicomotora”, destaca Felipe Calazans, gerente do Serfismo.  
Saúde bucal 
A saúde bucal é parte fundamental do funcionamento do corpo, através dela profissionais da saúde podem identificar doenças com manifestações orais. Além do atendimento básico realizado nas USFs, o Programa de Saúde Bucal também disponibiliza tratamentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Augusto Franco, onde são realizados procedimentos cirúrgicos, tratamento de canal, radiografia, periodontal (tratamento da gengiva), odontopediatria e atendimento a pacientes com necessidades especiais.
Avaliação dos usuários
Para a Marta Tatiana, 28 anos, que é mãe do pequeno Victor Manuel, 3 anos, portador de Síndrome de Down, os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde tem contribuído positivamente para qualidade de vida dele e de toda a família. “Ficamos muito felizes a cada vez que ele nos surpreende em casa demonstrando novas habilidades motoras. Há dois anos trago meu filho para fazer terapias e esse acompanhamento tem sido excelente”, elogiou Marta Tatiana.

0 comentários:

Postar um comentário