terça-feira, 13 de março de 2012

Saúde realiza ações de prevenção e combate à Leishimaniose




clique para ampliarCerca de 20 agentes do CCZ participaram da ação
clique para ampliarInseticida foi aplicado em áreas com risco de contaminação
clique para ampliarBairro América recebe ação de combate e prevenção a leshimaniose (Ascom/SMS)
clique para ampliarMoradores receberam orientações para prevenir a contaminação da doença
clique para ampliarAção itinerante realizou a coleta do sangue de animais para exame laboratorial
A leishmaniose, conhecida também como calazar, é uma enfermidade transmitida pelo mosquito fleobótomo e pode ser transmitida para os humanos através de animais contaminados. Para combater e prevenir a doença, equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) estiveram atuando na manhã dessa terça-feira, dia 13, no bairro Industrial. Na oportunidade, foram realizadas ações em diversos pontos do bairro.
O inseticida utilizado na ação não representa risco à saúde humana e foi aplicado em locais que possui condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito, como quintais, recintos e áreas com chão de terra, já que a presença de sombra e materiais orgânicos em decomposição, como folhas secas e entulhos acumulados favorecem a proliferação do fleobótomo.
O coordenador do CCZ, Paulo Tiago, explica que essa é uma atividade rotineira voltada para localidades onde está confirmado o risco de contaminação. “Paralelo às ações de combate também realizamos as ações de prevenção como a busca ativa de casos para diagnóstico precoce através da coleta itinerante de sangue de animais para exames laboratoriais no CCZ e panfletagem, visando esclarecer as dúvidas da comunidade”, destaca.
Prevenção e Cuidados
Ao todo, cerca de 20 agentes do CCZ estiveram atuando em ação itinerante pelas ruas do bairro Industrial. Em cada visita domiciliar os agentes coletaram amostras para exames laboratoriais e também explicaram aos moradores como evitar a doença.
Existem cuidados importantes para prevenção da enfermidade, como levar o animal periodicamente para a avaliação do veterinário e limpar quintais, mantendo-o sem o acúmulo de folhas caídas no chão, lixo, entulho e outros materiais orgânicos.
“As pessoas ainda devem evitar circular próximo a matagais após as 17h, usar telas de proteção para as janelas, usar mosquiteiro para dormir e evitar inclusive criadouros de animais como galinhas e cavalos próximo a portas e janelas da residência” , acrescenta o apoiador de campo do CCZ , Daniel Siqueira. Ele informa que nas próximas semanas as equipes retornarão aos lugares  das visitas, levando o resultado dos exames onde for confirmada a presença de animais contaminados.
Continuidade
Muitos moradores do bairro Industrial colaboraram apresentando os animais de estimação às equipes do CCZ e elogiaram a iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde. “Isso é muito importante e benéfico para saúde e bem-estar de todos nós”, afirmou a dona de casa Rejane Dantas que há mais de 30 anos mora no bairro.  As equipes do CCZ ainda seguem atuando no bairro durante a quarta-feira, dia 14.
Contato
Em caso de algum animal suspeito comunique o Centro de Controle de Zoonoses através dos números 3179-3528, 3179-3564 e 3179-3564.

0 comentários:

Postar um comentário