quarta-feira, 7 de março de 2012

SMS promove ações alusivas à saúde da mulher




Nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará atividades alusivas à saúde da mulher. Desde o início desta semana, várias unidades aproveitaram à data para incentivar as usuárias a cuidar da saúde.
A programação do Dia Internacional da Mulher, começa às 07h, a USF Joaldo Barbosa vai promover a 1ª edição da Miss Joaldo Barbosa, para estreitar ainda mais às relações entre as equipes de Saúde e a comunidade. O evento vai acontecer no horário do expediente da unidade, que está localizada na rua Guanabara, s/n, no bairro América.
"Antes do concurso, faremos um café da manhã e profissionais de beleza estarão na unidade à disposição das usuárias para fazer maquiagem, cabelo e unha. No concurso, as primeiras colocadas ganharão brindes", conta a coordenadora da USF Joaldo Barbosa, Suzana Linhares.
Desde segunda-feira, a unidade Joaldo Barbosa vem realizando palestra educativa sobre a família e agravos mais comuns à mulher. A unidade tem cerca de 18 mil usuários e conta com três equipes de saúde ampliadas, com um pediatra, um ginecologista e um clínico. A USF Marx Carvalho também continua realizando ações de prevenção da saúde da mulher, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Para marcar a data, o Programa Saúde da Mulher fará palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero, para servidoras da Previdência Social e da Ordem de Advogados do Brasil (OAB/SE). Pela manhã, a palestra vai acontecer na sede da Previdência Social, localizada na rua Ivo do Prado, 448, próximo ao Museu da Gente Sergipana. Às 16h, o programa vai conversar sobre o mesmo tema com servidoras da OAB-SE, na sede da instituição localizada à Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro.
A USF Manoel de Souza Pereira também vai continuar amanhã com a atividade denominada "Cuide-se mulher". Especificamente nesta quinta-feira, às 07h, a unidade promove um café para as usuárias. Ainda da programação, a unidade vai promover palestra sobre a cultura da paz, atividade física e vai intensificar a oferta do exame de lâmina.
E no final deste mês, a SMS encerra as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher com o IV Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher. "Essas ações não interrompem e nem atrapalham o serviço. Ao contrário, as ações de promoção em Saúde são organizadas pelas equipes para justamente estreitar os laços entre a comunidade e os servidores e ajudam a sensibilizar as famílias a cuidarem melhor da saúde", afirma o secretário municipal de Saúde Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário