quarta-feira, 21 de março de 2012

IV Encontro sobre saúde da mulher debate prevenção e diversidade




clique para ampliarMesa com representantes das diferentes organizações da sociedade aracajuana (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarMulheres debatem sobre a diversidade feminina, a saúde da mulher lésbica e os cuidados para prevenção do câncer de colo de útero
clique para ampliarA diretora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia, ressalta o trabalho de intersetorialidade da SMS
Durante a manhã desta quarta-feira, dia 21, as diferentes organizações da sociedade aracajuana estiveram reunidas no hotel Del Canto, no bairro Atalaia, zona Sul da cidade, debatendo sobre o atual panorama da saúde da mulher e suas diversidades. O IV Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz parte da política pública de prevenção da capital sergipana. A organização do evento foi do Programa Saúde da Mulher em parceira com o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. 
Reunindo cerca de 200 pessoas, entre elas profissionais de saúde, representantes de organizações governamentais e não governamentais (ONGs) e da sociedade civil, o Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher trouxe este ano para a pauta a diversidade e vulnerabilidade feminina, a saúde da mulher lésbica e dos transgêneros e os cuidados para prevenção do câncer de colo de útero. Palestraram no evento a representante da Organização Pan-americana de Saúde, Adelaide de Oliveira, e o médico ginecologista Mauro Muniz. 
Saúde da Mulher 
Na abertura do evento, a diretora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Aracaju, Ana Márcia Menezes, ressaltou o trabalho de intersetorialidade que a SMS tem realizado a fim de cuidar com qualidade do bem-estar da aracajuana. "Em todas as nossas 43 Unidades de Saúde da Família, dispomos do exame preventivo do câncer do colo do útero, também conhecido por exame de lâmina ou Papanicolaou. Em nove, das 43 unidades, dispomos do tratamento ginecológico de pequenas e médias lesões, precursoras do câncer de colo de útero. Algo próprio da nossa cidade que preza pela saúde da cidadã", garante a diretora, que estava representando o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, no evento. 
A organizadora do evento e coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Ana Carolina, comenta que esse encontro vem reforçar as políticas públicas de prevenção da nossa cidade e fazer dos participantes do evento, multiplicadores do conhecimento. "Queremos reforçar também a todas para a realização do teste de Papanicolaou ao menos uma vez ao ano, principalmente para as mulheres entre 25 e 60 anos", alerta. 
Para a presidente da União Lésbica de Sergipe (Greta Garbo), Rosa Reis, esse encontro temático vem quebrar alguns tabus da sociedade. "Ao dar espaço para as lésbicas falarem, questionarem e poderem debater um assunto tão importante como a saúde, estamos colaborando para a diversidade sexual e por consequência o cumprimento dos direitos sociais. Parabenizo a toda a gestão!", afirma a presidente. 
Presenças 
Também participaram do IV Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher a secretária especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teles; a vereadora Simone Góis (PT), a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Selma Amorim; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Oliveira; a presidente da Federação das Mulheres de Sergipe, Aldacir Souza; a conselheira Municipal de Direitos da Mulher, Ângela Maria; a presidente da União Lésbica de Sergipe (Greta Garbo), Rosa Reis e a presidente da Associação das Travestis Unidas na Luta Pela Cidadania (Unidas), Jéssica Taylor.

0 comentários:

Postar um comentário