terça-feira, 20 de março de 2012

Edvaldo Nogueira parabeniza ação intersetorial dos agentes da Força-tarefa




clique para ampliarO supervisor de Endemias, Sergio Sá, informa que a ação intersetorial não acontece em outras cidades (Fotos:Ascom/SMS)
clique para ampliarPresidenta da Emsurb, Lucimara Passos, diz que combate a dengue é prioridade na empresa municipal
clique para ampliarAgentes de Endemias acompanham e assistem coletiva do prefeito
clique para ampliarO prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, durante coletiva de imprensa em que foram apresentados os resultados
clique para ampliar
Na coletiva à imprensa, o prefeito Edvaldo Nogueira parabenizou o desempenho dos agentes da Prefeitura de Aracaju que atuam juntos e diretamente na Força-tarefa de combate a dengue. Os servidores da Força-tarefa são lotados na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e nas empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb).
O prefeito considerou a ação intersetorial realizada por esses três órgãos como a política pública mais acertada e de maior impacto para controlar a doença nos últimos quatro anos. "Foi um trabalho bem feito e é a primeira vez que isso acontece em Aracaju. Desde 2008, a Força-tarefa virou rotina de trabalho na limpeza de terrenos baldios, 'bota-fora', retirada de pneus e limpeza de quintais e de lavanderias nos bairros. O trabalho é feito de forma sistemática e intersetorial. Essa intersetorialidade freou em 2008 a epidemia da dengue em três meses e impediu uma nova epidemia. Hoje, com a Força-tarefa estamos mantendo a queda de índices de infestação do mosquito da dengue", afirmou o prefeito.
Em Aracaju, o prefeito revelou por meio dos relatórios do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) uma redução significativa de índice de infestação do mosquito, que em 2009 estava em 2,4% e caiu para 1,7 em 2011. Segundo o prefeito só o ano passado, já foram realizadas 186 Força-tarefa nos bairros aracajuanos.
Nos bastidores, o pronunciamento do prefeito foi reforçado pelos secretários das pastas envolvidas, técnicos e pelos próprios agentes de endemias, presentes na coletiva.
Inusitada
"A junção de agentes da SMS, Emsurb e Emurb para o controle da dengue foi muito importante. Não temos notícia de ação intersetorial e de rotina de luta contra a dengue acontecendo em nenhuma outra cidade do País. A nossa ação de rotina também é a de orientar e sensibilizar a população quanto aos riscos da dengue", contou um dos supervisores do Programa Municipal de Controle da Dengue de Aracaju, Sergio Sá.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, disse que a experiência inusitada da ação intersetorial mostrou eficácia no controle do avanço da dengue em Aracaju. "Dos fatores macros e micro determinantes à proliferação do Aedes aegypti estão o crescimento das cidades, as técnicas de recolhimento dos resíduos sólidos e de limpeza dos terrenos e o abastecimento de água. E para minimizar o efeito dessas condições inerentes a atualidade, a PMA comprovou que a parceria entre a SMS, Emurb e Emsurb foi possível conter o avanço da dengue", reforçou Taíse Cavalcante.
Taíse Cavalcante explicou que a programação da Força-tarefa é organizada de dois em dois meses, a partir do resultado do LIRAa. Além disso, para manter o controle de infestação, cada bairro é avaliado com relação ao lixo.
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, lembrou que a instituição e a composição da Força-tarefa de Aracaju para controlar a dengue conquistaram visibilidade no País. "A Força-tarefa instituída em 2008 hoje é uma referência nacional para o Ministério da Saúde. E concretamente, em Aracaju, a intersetorialidade de três órgãos do poder público municipal na luta contra a dengue trouxe resultados extraordinários. Fez com que em todos esses anos pudéssemos reduzir os índices de infestação e impedir surtos e epidemias", afirma Silvio Santos.
A presidente da Emsurb, Lucimara Passos contou que desde 2008, o controle da dengue que era uma ação ligada a SMS também virou prioridade da Emsurb. "De lá prá cá, as ações da Força-tarefa fazem parte do nosso planejamento. Nós temos três equipes, com 12 agentes cada, atuando exclusivamente para o controle da dengue. Essas equipes não são deslocadas para outras ações", garante Lucimara Passos.

0 comentários:

Postar um comentário