sexta-feira, 30 de março de 2012

Agentes Comunitários de Saúde participam de 1º Módulo de Formação


clique para ampliarAgentes participam de debates sobre o Projeto Curta SUS (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarReflexologia também foi tema de atividade
clique para ampliarO Programa Academia da Cidade realizou aulão
Ações práticas de ‘Promoção em Saúde’ marcaram as atividades dessa sexta-feira, 30, durante o 1º Módulo de Formação para Agentes Comunitários de Saúde. Na oportunidade, cerca de 180 profissionais aprovados no último concurso aprenderam junto às muitas iniciativas mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como o Programa Academia da Cidade, Projeto Curta SUS e o Espasus, com as sessões de massoterapia, massagem e reflexologia.
“Depois de semanas de discussões teóricas sobre saúde pública, prevenção, políticas públicas desenvolvidas por meio do Município e da União, hoje os agentes tiveram a oportunidade de articular os conceitos durante as experiências práticas”, explica Maria José, a coordenadora dos cursos de formação de trabalhadores de nível médio do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). Ela destaca ainda que nos próximos dias serão mantidas também atividades diferentes com agentes de combate às endemias em período de formação. 
Cursos de formação
Iniciados em fevereiro os cursos realizados por meio do Ceps, proporcionam o cumprimento da Lei nº 11.350 que regulamenta a formação técnica dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.  As aulas são realizadas no prédio do Centro de Educação Permanente em Saúde, localizado no bairro Ponto Novo. 
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, destaca que os agentes são importantes atores sociais que levam prevenção e orientações em saúde ao dia-a-dia das comunidades. “É de grande importância promover também a formação desses profissionais. A atuação deles é essencial para que a ‘Promoção em Saúde’ efetivamente ocorra, ampliando inclusive o acesso aos serviços”, revelou.
Aprovação e aprendizado
Na sexta-feira, os agentes comunitários em formação participaram de aulão de dança e aeróbica com o Programa Academia da Cidade, debate com o Programa Curta SUS, e atividades de cuidado corporal, massoterapia, massagem e reflexologia com o Espasus. “Para mim, a Secretaria Municipal de Saúde está de parabéns, as atividade foram mesmo excelentes”, ressalta Josiane Hora, agente comunitária.
A agente Ana Coeli também aprovou o dia de atividades sobre “Promoção em Saúde”. “Estou aprendendo muito nesse 1º módulo, somando novos conhecimentos. Agora sei da grande importância que é antes de tudo também sensibilizar a comunidade para a prevenção”, revelou
.

0 comentários:

Postar um comentário