quinta-feira, 8 de março de 2012

Redutores de danos dialogam com coordenadores da Vigilância em Saúde




Os 16 agentes da Estratégia de Redução de Danos da Prefeitura de Aracaju estreitaram ontem, dia 07, os contatos com os coordenadores de programas, que compõem a Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde(SMS). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS/SMS).
Utilizando a técnica mais conhecida como roda de conversa, cada um dos coordenadores de programa apresentou a estrutura, o funcionamento dos serviços. No encontro estavam os representantes dos programas Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Bucal, Saúde do Homem, DST, Aids e Hepatites Virais, Vigilância Epidemiológica e Programa Saúde na Escola.
"Em Aracaju, os 16 redutores de danos já estão atuando em áreas de maior concentração de pessoas moradoras de rua e de profissionais do sexo. A missão desses agentes da saúde é o de se aproximar dessas pessoas para levar informações e orientações sobre os serviços de saúde e ajudá-los na prevenção de doenças", explica o coordenador da Estratégia de Redução de Danos de Aracaju, Wagner Mendonça.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, os 16 redutores de danos estão atuando nas ruas desde o ato de posse, no dia 04 de outubro de 2011, comandado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. "Além de estreitar a relação com os técnicos da SMS, eles continuam em processo intensivo de educação em Saúde, com o suporte de consultores do Ministério da Saúde. O nosso plano estratégico é qualificar a assistência e o cuidado aos dependentes químicos e às pessoas em situação de vulnerabilidade", conclui o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário