terça-feira, 20 de março de 2012

SMS retoma contrato para realização de cirurgias de adenóide e amígdalas




clique para ampliarA Unidade de Saúde da Família é a porta de entrada do SUS (Foto: Ascom/SMS)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a oferta das cirurgias de adenóide e amígdalas em Aracaju estão regularizadas. Em fevereiro de 2012, a Secretaria firmou novo convênio com o Hospital São José e a Otocenter, onde são previstas a realização de 20 cirurgias por mês.   
Os números do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) de fevereiro mostram que foram marcadas 40 consultas para avaliação de encaminhamento para cirurgia e apenas 21 usuários compareceram e 13 realizaram a operação. Em março, o Nucaar verificou que dos 19 usuários que não compareceram nove já realizaram as consultas. 
“Durante o agendamento das cirurgias é adotado como procedimento padrão a prioridade da marcação para casos de maior gravidade”, esclarece Gleidy Selma, coordenadora do Núcleo, ao explicar que a demanda reprimida já vem sendo reavaliada para nova marcação. 
“É importante destacar que mesmo com as dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Saúde, nunca houve descontinuidade da oferta desse serviço. Em agosto de 2011 quando o Hospital Cirurgia suspendeu o contrato com o município, alegando que enfrentava dificuldades para atender com êxito os usuários do SUS, o atendimento foi mantido por meio de convênios firmados como Hospital Universitário e agora os procedimentos serão realizados no Hospital São José”, afirma Silvio Santos.   
Procedimentos 
Para o usuário marcar as cirurgias de adenóide ou de amígdalas, ele deve procurar inicialmente a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da residência, onde um médico generalista vai avaliar e encaminhar o paciente para realização de um consulta com um otorrinolaringologista no Centro de Especialidade Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco. 
Quando o otorrinolaringologista do Cemar indica a necessidade da cirurgia, o paciente é encaminhado para o serviço de cirurgia e otorrinolaringologia do Hospital São José, onde é realizada a consulta com o cirurgião que avalia as condições do paciente, podendo inclusive solicitar novos exames. 
O paciente com todos os exames já realizados recebe do médico o formulário de Autorização de Internamento Hospitalar (AIH). Com esse documento em mãos o usuário deve ir até o setor de Perícia do Município de Aracaju, localizado próximo do Cemar do Siqueira Campos, aberto de segunda a sexta-feira, que libera em até 48 horas o procedimento cirúrgico. O formulário de autorização tem validade de 15 dias. A cirurgia é realizada no Hospital São José. 

0 comentários:

Postar um comentário