quinta-feira, 29 de março de 2012

VIII Cosems é aberto com sucesso




clique para ampliarSolenidade de abertura do Cosems-2012 (Fotos: Jorge Henrique)
clique para ampliarO secretário de Finanças, Jeferson Passos, representou o prefeito na abertura do evento
clique para ampliar
clique para ampliarDiversas autoridades participaram da abertura do Cosems-2012
clique para ampliar
clique para ampliarGrande público compareceu ao evento
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarO vice-governador do Estado, Jackson Barreto, também esteve presente na abertura do Cosems-2012
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
Desta quarta-feira (28) até 31 de março, a cidade de Aracaju recebe gestores da saúde de toda a região Nordeste, para a realização do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste (Cosems-2012). Abordando o tema “As Relações Interfederativas  no Nordeste brasileiro e a Interdependência de Responsabilidades no Processo de Descentralização”, o evento está sendo realizado no Hotel Mercure, na Orla da Atalaia, e tem como principal objetivo discutir e encaminhar diretrizes para a gestão da saúde pública, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS) e na consolidação das Redes de Atenção à Saúde no Nordeste brasileiro.
Representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário municipal de Finanças (Sefin), Jeferson Passos, participou da mesa de abertura, realizada na noite desta quarta, 28, e registrou a importância de priorizar a saúde pública no tocante aos investimentos municipais, como vem sendo feito em Aracaju nos últimos anos. “Sabemos das dificuldades que envolvem a gestão da saúde municipal. Por isso, hoje a PMA destina um terço da sua receita para a área, ou seja, 33% do orçamento total da Prefeitura. Enquanto a lei determina que o mínimo a ser destinado seja de 15%, nós destinamos 18%, justamente por entendermos que, embora existam demandas em todas as áreas, a saúde é a mais especial”, enfatizou Jeferson.
Para ele, uma das maiores estratégias para buscar um melhor gerenciamento da saúde passa pelo planejamento. “Nosso papel, enquanto gestores públicos é nos esforçamos para dedicar mais tempo e recursos para modernizar a gestão pública, aliando a maximização de recursos ao uso racional das verbas”, complementou o secretário de Finanças de Aracaju.  
Na ocasião, Jeferson também lembrou de pontos específicos da saúde pública em Aracaju, que fizeram com que o município servisse de exemplo para outras cidades brasileiras, a exemplo dos serviços de odontologia e a promoção de atividades físicas. “Nós já nos destacamos na política de saúde bucal quando recebemos o Prêmio Brasil Sorridente e quando o nosso Programa da Academia da Cidade foi exibido em rede nacional como modelo de promoção da qualidade de vida. Isso mostra que, mesmo com todas as dificuldades, nós conseguimos evoluir consideravelmente”, disse. 
Fusão
Durante a solenidade de abertura do evento, o governador em exercício do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro, assinaram o documento que oficializa a fusão entre o Samu 192 Aracaju e o Samu 192 Sergipe. 
A cobertura única do serviço em todo o Estado tem o objetivo de melhorar e ampliar a prestação de serviços pré-hospitalar de urgência. Na capital, o serviço também passa a ser gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), ampliando o número de bases, que passou de uma para quatro. Em cada uma delas haverá pelo menos uma ambulância do tipo USA - Unidade de Suporte Avançado, conhecida como UTI móvel, que também conta com médico na equipe. Além disso, o número de ambulâncias também passa de sete para quatorze no total.
“Estamos caminhando rumo a uma melhoria significativa na saúde pública de nosso país. Nossa agenda é ingrata, pois a saúde será sempre o principal problema social, trabalhamos o tempo todo com o limite entre a vida e a morte. No entanto, podemos afirmar que a população brasileira nunca recebeu tanta assistência como recebe agora com a melhoria do SUS. A fusão do Samu mostrará justamente isso, com a agilidade que será proporcionada quanto ao tempo de resposta do serviço”, disse o secretário do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro.
Participação
Ao todo, o Cosems-2012 reúne mais de 1.000 participantes dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e do Estado de Sergipe. Somente do Estado de Sergipe são 1.300 gestores participando do evento. Além dos secretários municipais, participam também do evento outros gestores da saúde pública dos âmbitos municipal e estadual, bem como profissionais de diversas categorias, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, entre outros.
Para o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/ Sergipe), Saulo Menezes Eloy, a dificuldade de reunir os gestores municipais de todos os Estados do Nordeste faz com que o evento tenha ainda mais importância para traçar diretrizes e alinhar as próximas ações. “Essa é uma grande oportunidade de aprendizado coletivo com todos aqueles que defendem a promoção do acesso igualitário ao SUS. Nossa expectativa é que o congresso seja marcado pela reunião das diferentes abordagens sobre a Reforma Sanitária e outros assuntos de interesse da população”, afirmou Eloy. 
De acordo com o governador em exercício do Estado, Jackson Barreto, os exemplos citados pelo secretário Jeferson Sampaio são determinantes para um modelo de gestão pública bem administrada pelos seus gestores. “Jeferson sempre demonstra competência em seu trabalho e sabe quanto custa cada moeda investida na saúde. O compromisso da Prefeitura de Aracaju, do governo do Estado de Sergipe e da presidenta Dilma Roussef com os investimentos são cada vez maiores em saúde pública. Esse é um encontro histórico, pois o Nordeste é a primeira região do país a conseguir reunir todos os secretários municipais de Saúde”, destacou Jackson.
  

0 comentários:

Postar um comentário