terça-feira, 13 de março de 2012

Sons no SUS de Aracaju




clique para ampliarProjeto da SMS levou música e descontração para a Unidade Zona Norte (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarTodas as alas foram visitadas pela equipe
clique para ampliarMúsicas da MPB e cantigas de roda fizeram parte da programação
clique para ampliarEquipe de músicos e artistas do Nuprin
Sons no SUS Aracaju. Este é o nome do mais novo projeto que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), implanta em toda a rede de saúde pública da cidade. Com o objetivo de levar música e descontração para dentro do SUS, o projeto iniciou na tarde de segunda-feira, dia 12, na Unidade Dr. Nestor Piva, localizado na zona Norte de Aracaju.
Aos poucos as músicas tocadas e cantadas ficavam mais intensas no corredor que dá acesso à ala de observação do adulto. Quando as portas se abriram, um grupo sorridente tocando instrumentos entrou e começou a interagir tanto com os pacientes quanto com os acompanhantes. "Nossa, achei muito lindo e até participei com eles. É muito bom em uma hora tão tensa e triste como essa, poder espantar os males por meio dessas músicas agradáveis. Uma forma de aliviar a dor e até esquecer por alguns momentos que estamos no hospital", relata a acompanhante Maria Auxiliadora, 61 anos.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, explica que esse projeto vai percorrer todas as Unidades de Saúde de Aracaju e tem o objetivo de reforçar a qualidade de vida do cidadão. "Uma das finalidades da música é envolver a pessoa, agindo como terapia e descontração. Queremos por meio desse projeto inovador amenizar um pouco da dor do paciente e acompanhante e também tornar o ambiente de trabalho do servidor mais agradável".
Música
O grupo formado por cinco integrantes do Nuprin percorreu todas as alas da Unidade, declamando poesias e tocando músicas da MPB e cantigas de roda, com o auxílio de instrumentos como o violão, pandeiro, chocalho, pau de chuva, clarinete, triângulo, entre outros. "A ideia é que o SUS de Aracaju, nos seus diversos setores, seja presenteado com a música, é muito gratificante poder ver o sorriso do paciente cantando junto conosco", finaliza o coordenador do Nuprin, Murilo Brito, que também se emocionou ao final da apresentação.

0 comentários:

Postar um comentário