sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto itinerante EspaSUS conquista simpatia dos trabalhadores da Saúde




clique para ampliarDentro do serviço, massoterapeutas oferecem cuidados aos trabalhadores do SUS (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarOficineiro do CAPS, Elvis Boamorte aprova EspaSUS
clique para ampliarGrupo do EspaSUS: Wellington Déda, Juliana Matos, Michele Lôbo, Mônica Rocha, Eliete Santos, Deise Scarlato e Jeilson Assunção (da esquerda para direita)
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde aprovam o projeto itinerante EspaSUS, que está disponibilizando dentro do serviços, cuidados integrativos à saúde como reiki, massoterapia e acupuntura auricular.
Ontem e hoje, 21 e 22, o grupo de massoterapeutas e acupunturistas do EspaSUS beneficiou os trabalhadores da USF Osvaldo Leite e do CAPS AD Primavera. No dia 29, o projeto vai acontecer no CAPS Jael Patrício. "Um sucesso. Por onde passam os massoterapeutas, a repercussão entre os trabalhadores é de muita simpatia ao projeto", conta a coordenadora
da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST/SMS) da Prefeitura de Aracaju, Mônica Rocha. Ela informa que, até o dia 19 de abril, cerca de 10 unidades e Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) contará com a presença dos profissionais do EspaSUS.
Promoção à saúde

O EspaSUS foi implantado esta semana e já percorreu quatro unidades de Saúde e o CAPS AD Primavera. O EspaSUS faz parte do Plano de Promoção à Saúde do Trabalhador da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST/SMS) da Prefeitura de Aracaju.
"Sem interromper o serviço, os trabalhadores da Saúde estão experimentando, no ambiente de trabalho, o que chamamos de cuidados integrativos e complementares, como as massagens e a acupuntura", destaca o coodenador do Plano, Jeilson Assunção.
As massagens acontecem em salas da própria unidade, em macas e cadeiras ergométricas. O grupo do EspaSUS conta com técnicos da REAST, três massoterapeutas, um reikiano e um terapeuta auricolar.
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, diz que não tinha dúvida da aceitação dos trabalhadores. "Fico muito feliz com a resposta dos servidores ao EspaSUS. Esse projeto é mais uma das iniciativas desta gestão para ajudar na estima e na qualidade de vida dos trabalhadores. Essas e outras medidas administrativas também nos ajudam a estreitar a relação entre a gestão e as categorias da Saúde", afirma o secretário.
O reiki, a terapia comunitária, a biodança, a homeopatia , dentre outras práticas de saúde são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como práticas integrativas e complementares. Segundo Silvio Santos, "essas práticas tratam, recuperam
e harmonizam o processo natural de cura. Ajuda a liberar traumas, restabelecer problemas físicos e do sistema imunológico".
Depoimentos

Auxiliar de enfermagem, Gilvanete Vieira
"Muito bom. As massagens me trouxeram paz e harmonia. Queria que isso acontecesse pelo menos uma vez ao mês, para todos os trabalhadores".
Oficineiro de CAPS, Elvis Boamorte
"Para os trabalhadores dos CAPS, esse projeto foi excelente. Aqui não temos problema com o desgaste físico, mas a gente acaba se envolvendo emocionalmente com as histórias dos usuários que tem sofrimento mental. E essas práticas de cuidados dos massoterapeutas, podem nos ajudam a lidar melhor com essas angustias e sentimentos".
Apoio institucional do CAPS AD, Aline Rabelo
"Foi um momento diferente de cuidado, de relaxamento, proporcionado no ambiente de trabalho. O EspaSUS quebrou a rotina do trabalho, sem interromper o serviço. É muito bom vê a SMS cuidando da saúde dos trabalhadores".
Massoterapeuta do EspaSUS, Deise Scarlato
"Uma excelente iniciativa da SUS local. O trabalho traz sobrecargas e os servidores também precisam de alguém cuidando deles. Essas práticas integrativas, como as massagens, trazem benefícios: as pessoas conseguem reduzir o estresse e promovem o
bem-estar dentro do trabalho".
Felipe Pereira
Redutor de danos, Felipe Pereira
"A gente que trabalha com a saúde da comunidade, muita vezes esquecemos de cuidar da nossa própria saúde. E essa idéia da Prefeitura de Aracaju de nos ofertar massagens no ambiente de trabalho faz a gente se sentir melhor. Essa será a segunda vez que faço acupuntura auricular, é muito relaxante. A primeira também foi ofertada pelo SUS de Aracaju na Tenda Paulo Freire montada na última Conferência Municipal de Saúde/Aracaju".

0 comentários:

Postar um comentário