sexta-feira, 23 de março de 2012

Representante do Ministério da Saúde visita Aracaju




clique para ampliarReunião com a representante do Ministério da Saúde (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDesde que foi criado o Curta SUS vem se mostrando uma grande estratégia de promoção à saúde em Aracaju
clique para ampliarO objetivo do Sons no SUS é levar música e descontração para dentro dos serviços de saúde
Nesta sexta-feira, 23, a representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Tereza Cristina Siqueira, foi recebida pelo diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hélio Farias. Desde quinta-feira, 22, a representante do MS realiza visita a Aracaju, com a intenção de discutir a Política Nacional de Educação em Saúde. 
“Nesse processo é realizado o diálogo com as práticas integrativas e complementares de saúde existentes em Aracaju, como a homeopatia, fitoterapia e acupuntura. Outro ponto da visita é dar ênfase e visibilidade às práticas de arte e cultura popular em saúde que Aracaju vem realizando com Projetos como o Curta SUS e o Sons no SUS”, afirma Tereza Cristina Siqueira.   
Para o diretor de Planejamento da Secretaria, Hélio Farias, o encontro foi muito proveitoso para todos os participantes. “A presença da representante do Ministério da Saúde em Aracaju é a prova de que podemos construir um SUS melhor, com diálogo e parcerias para a implantação dos projetos nas áreas de Educação Popular em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. Aracaju vem realizando os projetos que servem de exemplo como o Curta SUS e o Sons no SUS. Porém, para que eles aconteçam é necessário esse diálogo e essa disposição”, ressalta Hélio Farias, que representou o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, na reunião. 
Oficina 
O Nuprin, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e o Movimento Popular de Saúde, promove desde o dia 21 até hoje, 23, uma oficina sobre uso de plantas medicinais na Unidade de Saúde Eunice Barbosa. 
“A escolha da Unidade veio a partir do resultado do censo realizado pelo Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) em 2011, que identificou quais as Unidades de Saúde da Família apresentam maior potencial para receber investimentos na implanentação das Praticas Integrativas e a Unidade de Saúde Eunice Barbosa é uma delas. Algumas Unidades já trabalham com as práticas integrativas e educação popular em saúde, a ideia é que possamos potencializar essas ações com ofertas como a desse curso destinado a profissionais e usuários da Unidade”, explica a referencia em Educação Popular em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Kátia Aragão, do Nuprin. 
Curta SUS 
Desde que foi criado, em março de 2011, o Curta SUS vem se mostrando uma grande estratégia de promoção à saúde na capital sergipana. A ideia visa projetar e promover debates sobre filmes com duração aproximada de 30 minutos, especialmente nas unidades de saúde, escolas e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Esse projeto está percorrendo todas essas Unidades. 
Sons no SUS 
O novo projeto da SMS, que foi criado pelo Nuprin, está sendo implantado em toda a rede de saúde pública da cidade. O objetivo do Sons no SUS é levar música e descontração para dentro dos serviços de saúde. O projeto teve início no dia 12 de março e a sua primeira apresentação foi realizada na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Nestor Piva, localizada na zona Norte de Aracaju. 
“O grupo que se apresenta é formado por cinco integrantes sendo dois do Nuprin e três são estudantes de música da UFS. Na intervenção todos caminham pelos corredores e alas das Unidades, tocando e cantando músicas populares brasileiras. Nós utilizamos instrumentos como o violão, pandeiro, clarinete, triângulo, dentre outros. Ao chegar aos locais de apresentação vemos a emoção no rosto das pessoas, isso é muito gratificante, nos emociona também, dá mais vontade e motivação para continuarmos realizando projetos como esse”, explica o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade.

0 comentários:

Postar um comentário