sexta-feira, 16 de março de 2012

Mutirão combate à dengue no bairro Santa Maria


clique para ampliarForça-tarefa de combate a dengue no bairro Santa Maria. (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarMoradores recebem dicas de prevenção contra dengue
clique para ampliarLarvicida é usado para eliminar focos em lavanderias
clique para ampliarAgentes realizaram aplicação de inseticida por meio de equipamento costal
Com o objetivo de vistoriar 1.500 imóveis e realizar a limpeza em áreas de risco de dengue a força-tarefa realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) esteve nessa sexta-feira, dia 16, no bairro Santa Maria. A ação reuniu 80 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que seguiram vistoriando casas, orientando moradores, aplicando inseticida por meio de equipamento costal, colocando larvicida para prevenir focos e eliminando larvas. 
A mobilização também contou com uma equipe de 10 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que realizou o recolhimento de toneladas de entulho, garrafas, e outros materiais que representam risco para surgimento de novos focos do mosquito.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, reforça a importância da ação contínua da força-tarefa nos bairros de Aracaju.  “A combinação de sol intenso, chuvas rápidas e o descuido da população são fatores fundamentais para o surgimento de criadouros do mosquito da dengue. Essa é sem dúvida uma combinação perigosa que facilita o avanço da infestação do mosquito. Estamos reforçando as atividades e alertando a comunidade de que essa é uma doença domiciliar e todos devem seguir mantendo os cuidados permanentes para que possamos combater à dengue”, diz Silvio Santos.
Eliminação de Focos
Em ação itinerante os agentes de endemias vistoriaram os imóveis e retornaram aos locais onde já haviam sido encontrados focos do mosquito em visitas realizadas anteriormente. A supervisora do bairro, Edjeane Scarlet, chamou a atenção da comunidade para os casos reincidentes de focos nas residências do bairro Santa Maria.
“Nosso trabalho é de conscientização da população. As pessoas têm que saber que estão colocando em risco a própria saúde e o bem-estar de toda a comunidade. Além da colaboração ao abrir a casa para a vistoria dos agentes de endemias, os moradores devem adotar os cuidados diários de prevenção como: lavar as lavanderias, pelo menos duas vezes na semana e escovar bem as bordas laterais, pois os ovos do mosquito são resistentes e grudam nesses locais. A população deve ainda cobrir ou telar os ralos e reservatórios de água, além de organizar as garrafas e outros recipientes sempre colocando-os de cabeça para baixo”, explica a supervisora do bairro.
Prevenção na Comunidade
Os moradores do bairro Santa Maria, elogiaram a ação contínua da Secretaria Municipal de Saúde. A dona de casa, Maria de Lourdes, 40 anos, conta que já sofreu com a dengue e sabe do grande perigo que essa doença representar. “Nós ficamos felizes com a chegada dos agentes, isso é muito importante. Eles sempre estão aqui e chamam a atenção das pessoas que não estão tomando as devidas providências”, revela.
A moradora Maria Virgínia diz que a dengue tem que ser levada a sério. “Têm gente que não liga, mas eu faço a minha parte e acredito que todo mundo tem que ser assim. Com a dengue não se brinca”, acrescentou Maria Virgínia
.

0 comentários:

Postar um comentário