sexta-feira, 16 de março de 2012

Saúde atuará no Aniversário da Cidade



clique para ampliarSAMU Aracaju 192 estará distribuído nos principais pontos da cidade onde vão acontecer as festividades do aniversário da capital (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarVigilância Sanitária fiscalizará vendedores ambulantes e barracas durante os shows
Aracaju comemora neste sábado, 17 de março, 157 anos. Para garantir assistência em saúde e bem-estar a toda a população durante as festividades da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atuará nas diferentes frentes de trabalho realizando atendimentos de urgência, fiscalização sanitária e trabalhos de prevenção. 
“Para que tudo aconteça bem durante as festividades em comemoração ao aniversário de Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde marcará presença nos eventos espalhados pela cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) e a Vigilância Sanitária estarão nas atividades porque a população merece sempre o melhor”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. 
Samu
O Samu Aracaju 192 estará distribuído nos principais pontos da cidade onde vão acontecer as festividades do aniversário da capital. Durante a 29ª Corrida Cidade de Aracaju, o Serviço Móvel contará com motolâncias circulando pelo percurso e com um Posto Médico Avançado composto de 23 profissionais para atender aos atletas na praça do Mini Golf, que vai contar com quatro leitos incluindo um de estabilização. O Samu acompanhará também às 12h, o Aracaju Tototó. 
Durante à noite, nos shows da cantora gospel Aline Barros, da banda Cataluzes e dos artistas Zezé di Camargo & Luciano e Capital Inicial a estrutura do Samu Aracaju 192 contará com 66 profissionais. 
“O Samu terá um Posto Médico Avançado com toda a estrutura de logística para os atendimentos de urgência e emergência, inclusive com leitos de estabilização, incluindo viaturas de suporte avançado e suporte básico. Já no dia 18, quando acontecerá o 5º passeio Ciclístico Cidade de Aracaju, também vamos acompanhar os ciclistas com nossas motolâncias. Ao total serão 72 profissionais entre médicos, enfermeiros, condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem envolvidos nas comemorações alusivas ao aniversário de Aracaju”, explica a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Maria Cecília Mendonça. 
Vigilância Sanitária 
Os agentes da Vigilância Sanitária Municipal atuarão de forma itinerante fiscalizando vendedores ambulantes e barracas durante a programação festiva. Ao todo serão quatro equipes realizando vistorias na praça de Eventos Hilton Lopes. 
“A correta higiene na manipulação e venda, juntamente com o condicionamento adequado são essenciais para prevenir a contaminação dos alimentos  e garantir o bem- estar da comunidade”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica. A coordenadora acrescenta ainda que serão apreendidos materiais irregulares e os ambulantes devem utilizar apenas gelo e carne de empresas credenciadas, assim como molhos e canudos em sachês individuais devidamente lacrados.

0 comentários:

Postar um comentário