quarta-feira, 7 de março de 2012

Saúde amplia assistência aos beneficiados pelo Bolsa Família




clique para ampliarUnidades de Saúde assistem usuários do Programa Bolsa Família (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarSilvio Santos, secretário municipal de Saúde
Além da transferência direta de renda mensal, os beneficiários do Programa Bolsa Família recebem também assistência em Saúde. O acompanhamento é realizado nas Unidades de Saúde da Família que vêm ampliando esse monitoramento ano a ano.
Em 2009, apenas 30% das famílias cadastradas no Programa do Governo Federal em Aracaju recebiam assistência em Saúde. Em 2011, esse percentual foi de 58,60% das famílias. Atualmente, o índice é de 61,53%.
Esse acompanhamento envolve várias atividades, como palestras educativas, monitoramento do calendário vacinal das crianças menores de sete anos, assim como acompanhamento do peso e da altura. A assistência incentiva ainda que as gestantes façam o pré-natal, com pelo menos sete consultas.
Resultado
Todas essas atividades demonstram mais crianças atendidas e menos obesas ou desnutridas, mais consultas pré-natal, mais famílias atendidas. “Com o aumento contínuo do índice de acompanhamento, a Secretaria avança no conceito de saúde, atuando de forma mais intensiva na prevenção, já que um acompanhamento bem feito evita problemas futuros de saúde, pois saúde não é só remédio, mas prevenção e promoção por intermédio dos diferentes meios”, afirma Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
O trabalho de prevenção e promoção à Saúde realizado junto aos beneficiados pelo Programa ajuda ainda na identificação de outras necessidades da família, o que permite o encaminhamento às políticas públicas específicas.
Para Dora Rosa, coordenadora do Serviço Social e Programa Bolsa Família, a Secretaria está cumprindo à risca a determinação federal. “Esse resultado mostra o esforço das equipes de Saúde da Família, que buscam ainda identificar os motivos do não comparecimento das famílias às Unidades, bem como a realização do trabalho de busca ativa das famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse.
Maria Isabel Lima de Santana, 43 anos, é cadastrada no Bolsa Família e recebe assistência na USF Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos. “Sempre venho para as reuniões do Bolsa Família aqui na Unidade de Saúde. Um bom momento não só para a integração com as outras famílias que também participam do programa, bem como com os profissionais da saúde. Aqui tiramos nossas dúvidas, conhecemos mais sobre o assunto do dia- a- dia. Sempre utilizo todos os recursos da USF e eles são muito bons”, afirma.
Ela ressaltou também a atenção dos agentes de saúde da família. “Eles me visitam e me acompanham nas consultas. Acho um sistema bem integrado, pois junta saúde e educação pública com a necessidade financeira da família”, conclui Maria Isabel.

0 comentários:

Postar um comentário