quinta-feira, 22 de março de 2012

Assistência em saúde no povoado Aloque segue orientações do MS




clique para ampliarTodas as Unidades de Saúde da Família de Aracaju seguem a Estratégia de Saúde da Família, do Ministério da Saúde (Foto Ascom/SMS)
O Ministério da Saúde orienta os municípios brasileiros a organizar os atendimentos em Unidades de Saúde da Família. Os atendimentos devem seguir a Estratégia de Saúde da Família, onde é determinado que a assistência em saúde nas localidades, realizada pelo Programa Saúde da Família (PSF), deve corresponder ao número de habitantes cadastrados no Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).  
As 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju seguem esse modelo preconizado pela Estratégia. Uma das orientações é que cada equipe do Programa Saúde da Família (PSF), deva acompanhar até 4 mil usuários,divididos em micro-área. Uma equipe do PSF é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. 
“Os dados do Sistema de Informação da Atenção Básica informam que no povoado do Aloque a Unidade de Atendimento Irmã Caridade tem cadastrado 420 pessoas, sendo uma micro-área da Unidade de Saúde da Família Madre Tereza, que fica localizada no bairro Jabotiana, onde os usuários têm todo o acompanhamento da equipe do PSF”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.  
Outra orientação da Estratégia de Saúde da Família é que cada agente comunitário de saúde deve acompanhar 750 usuários. “Por esse motivo a Unidade Irmã Caridade possui um agente comunitário de saúde, que realiza o acompanhamento das 420 cadastradas no Siab”, informa Geison Ricardo, o coordenador da Rede de Atenção Primária.  
Atendimento 
Mesmo sendo uma micro-área a Unidade Irmã Caridade possui o acompanhamento médico e de enfermagem. “O médico vai até a Unidade toda segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira, atendendo em média 15 usuários por dia. A Unidade possui também atendimento de uma equipe de enfermagem, que vai toda quarta-feira até a localidade e disponibiliza na Unidade de Saúde Madre Tereza exames citológicos exclusivos para esta comunidade. Quanto à imunização, por ser uma atividade programada, é realizada nos dias em que há atendimento da enfermeira na localidade”, explica Geison Ricardo. 
A Unidade ainda é atendida por uma Assistente Social, que tem sua agenda programada para sexta-feira, estando de referência na Unidade de Saúde Madre Tereza, onde também é realizado o atendimento odontológico.  
Reforma 
De acordo com Geison Ricardo, a Unidade Irmã Caridade passou por algumas adequações. “Já foram realizadas no prédio, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, a construção de uma nova fossa séptca, terraplanagem da frente da Unidade, além da reforma dos portões e do alambrado que se encontra em fase de conclusão”, afirma o coordenador. 
Geison informa ainda que a recuperação e a pintura da parte onde funciona o serviço da Secretaria de Saúde já encontra-se programado para abril de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário