quarta-feira, 28 de março de 2012

Capacitação reúne cirurgiões-dentistas para atendimento de grávidas e puérperas




clique para ampliarCurso reuniu cirurgiões-dentistas do SUS Aracaju para capacitação no atendimento do pré-natal (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAulas envolveram debates, dinâmicas de grupo e estudos de casos
Terminou nesta quarta-feira, 28, a capacitação que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu com os cirurgiões-dentistas de todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Ponto Novo, o evento teve o objetivo de sensibilizar os profissionais no atendimento das grávidas e puérperas (mães com filhos recém nascidos) inseridas no Programa Saúde da Família (PSF). 
A capacitação que iniciou no dias 26 e termina hoje, 28, mobilizou 66 cirurgiões-dentistas da Rede de Atenção Primária no atendimento pré-natal. A organização do evento foi dos Programas Municipais de Saúde Bucal e Saúde da Mulher. Com aulas preconizadas pelo Ministério da Saúde, o curso envolveu os profissionais em debates, dinâmicas de grupo e estudos de casos trabalhados diariamente nas Unidades de Saúde. As aulas foram ministradas por cinco cirurgiões dentistas da Rede de Atenção Primaria da Secretaria Municipal de Saúde. 
Para o odontólogo, Enderson Brito, da USF Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, esse encontro reforça as políticas de atendimento as cidadãs aracajuanas.  “Este curso na área de saúde bucal para grávidas e puérperas, é uma iniciativa muito boa. Uma oportunidade para troca de experiências, colocarmos em pauta os pontos positivos e negativos e atualizar os conhecimentos. Agora cabe a nós trabalharmos a importância da dentição saudável para as mamães”, afirma Enderson Brito. 
Cuidados da saúde bucal para as mulheres 
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, reforça os cuidados que as futuras mães aracajuanas precisam tomar. “Durante a gravidez a mulher passa por muitas transformações e mais do nunca é preciso que busque o atendimento em saúde necessário para o bem-estar tanto dela quanto do bebê. Com o pré-natal adequado essa fase da vida se torna muito mais saudável e com qualidade”, ressalta Silvio Santos. 
A coordenadora do programa Saúde da Mulher, Ana Carolina, ressalta que o município dispõe desse atendimento para as cidadãs. “Preconizamos que a grávida realize ao menos uma visita ao odontólogo, caso necessário são marcados novos atendimentos. O pacote de exames disponíveis tem o objetivo de identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem ser detectados precocemente e tratados de forma rápida”, explica à coordenadora. Ana Carolina acrescentou ainda que o atendimento pré-natal deve acontecer no primeiro trimestre da gravidez.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde Bucal, Iucema Santana, esses cursos vão tornar os profissionais mais preparados para o atendimento das grávidas e puérperas. “Eles serão multiplicadores desse conhecimento, que beneficia não só o equipe de saúde, mas acima de tudo a população. Agora cabe a mulher também procurar os recursos públicos de saúde. E durante esse ano trabalharemos também em outras frentes para formar sorrisos saudáveis em nossa cidade”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário