quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alçapão para pegar Sanhaço

Vou lhe ensinar como se arma um alçapão para pegar Sanhaço. Será preciso que o dia amanheça pianinho no quintal. A luz dele toda de mansinho galgando os potes de guardar água de chuva, o beiral se desenhado no chão como um relógio de areia se cumprindo lento. É hora. Cuidemos de arrumar no alforje as balas de celão para o badogue, um pedaço de jabá roubado da cozinha e a coité de farinha. Vou dizer... leve um fitilho de São Francisco - apetrecho essencial para quem crê que Deus acorda cedo e não terá nada melhor a fazer nesta mahã do que armar um alçapão para ganhar Sanhaço.

No meio do quintal, já comprido demais para o nosso alcance, reina o mamoeiro pejadinho de frutos. Uns peitões amarelos sensuais e belos, a natureza aguardando madura a bicada dos pássaros. Mamão é assim, um alimento sensual, essencial à natureza inteira. É ele lá se oferecendo e nós cá, armando a pegação de um Sanhaço.

Temos o Alçapão, uma gaiola de nada, feita de cipós macios e palitos de dicurizeira, onde uma tira de pneu de bicicleta e um pedaço de banana prata armam a armadilha: o Sanhaço vem e pou!... prisioneiro.

Pois bem: Sanhaço é bicho besta, não vale nada na feira porque nem canta nem faz gracinha, ninguém chega em sua casa e diz: Há, você tem um sanhaço na gaiola! Não vale nem pra dizer eu tenho um sanhaço gordo, qualquer dia asso ele pra nós, com farofa e guaraná.É pasarinho mirradinho de peito, não enche o buraco do dente. Então, pra que?

- Para me encher esta manhã de infância.

Amaral Cavalcante 14/07/2010.

0 comentários:

Postar um comentário