terça-feira, 27 de março de 2012

Painéis destacam classificação de risco e tratamento para pacientes com dengue



clique para ampliarProfissionais da saúde aprovam os painéis sobre procedimentos clínicos para casos de dengue (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarO material informativo divulga orientações atualizadas do Ministério da Saúde
Nessa semana as informações atualizadas sobre os procedimentos que devem ser realizados nos casos de dengue estarão nas Unidades de Saúde. A novidade é que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu em todas as Unidades de Saúde painéis informativos (banners) sobre os procedimentos clínicos adotados para casos de dengue, com o objetivo de alcançar os profissionais da área que atendem à população. O banner ainda sensibiliza a comunidade para diversos cuidados contra a doença. 
O material disponibilizado possui as últimas orientações do Ministério da Saúde. “O atendimento das pessoas com suspeita de dengue divide a população em quatro grandes grupos, classificando cada caso de acordo com a gravidade da doença. Todo paciente receberá um atendimento específico e de qualidade. Os painéis ainda especificam o tratamento para os adultos e para as crianças”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. 
Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, o alerta acontece em um momento oportuno, pois quando o assunto é a dengue é fundamental divulgar as informações e esclarecer também as dúvidas comuns da comunidade. “Não se automedicar, conhecer os sinais de alarme como dor abdominal, vômitos persistentes, dificuldade de respirar, sangramento e colaborar adotando hábitos que ajudem a uma recuperação satisfatória evitando óbitos é importantíssimo”, destaca.  
O banner fortalece a importância da notificação de todo caso suspeito de dengue para que ações de campo sejam desenvolvidas pela SMS, bloqueando a transmissão da doença na região que apresenta risco. 
Avaliação dos profissionais 
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nestor Piva, zona Norte da cidade, o banner foi colocado estrategicamente na sala de repouso dos enfermeiros e médicos, local de circulação em horários alternativos dos profissionais. A gerente de enfermagem, Marise Rocha, explica que esse banner vem atender à linguagem do profissional da saúde, por apresentar informações técnicas e práticas. “O banner está bem dividido e de fácil leitura para nós profissionais, que recebemos os casos de dengue. Uma ação vem reforçar a política de atendimento ao cidadão”, ressalta. 
Já na USF Onésimo Pinto, localizado no Jardim Centenário, a enfermeira Aline Almeida comenta que o banner colabora no direcionamento as ações dos profissionais que recebem os pacientes. “Muitas vezes, a gente atende diferentes casos e quando chega alguma suspeita de dengue, precisamos reorganizar em nosso pensamento qual a melhor maneira de atender. E aí vem a ajuda do banner que já apresenta todas as informações detalhadas”. 
Para a pediatra Carla Vanessa, da USF Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, as informações repassadas também atendem ao manejo e o tratamento para as crianças. “Com uma criança o atendimento deve ser mais personalizado e acompanhado. Muito importante ter essas particularidades dos menores na hora do atendimento”, ressalta a pediatra Carla Vanessa. 
Assistência e Exames 
Nas Unidades de Saúde da capital, em casos de suspeitas de dengue, de imediato é realizado exames para hemograma que permitem avaliar as condições de saúde do paciente. Após o sexto dia, o usuário passa pelo exame de sorologia que confirma a suspeita de dengue. “Ambas as medidas fortalecem o diagnostico precoce e o tratamento imediato, evitando complicações e óbitos por dengue”, conclui a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante. 

0 comentários:

Postar um comentário