![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/50106/profissionais_da_saude_aprovam_os_paineis_sobre_procedimentos_clinicos_para_casos_de_dengue.jpg&w=200&q=100)
![clique para ampliar clique para ampliar](http://www.aracaju.se.gov.br/thumb/phpThumb.php?src=/userfiles/noticia_imagens/50106/o_material_informativo_divulga_orientacoes_atualizadas_do_ministerio_da_saude.jpg&w=200&q=100)
Nessa semana as informações atualizadas sobre os procedimentos que devem ser realizados nos casos de dengue estarão nas Unidades de Saúde. A novidade é que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu em todas as Unidades de Saúde painéis informativos (banners) sobre os procedimentos clínicos adotados para casos de dengue, com o objetivo de alcançar os profissionais da área que atendem à população. O banner ainda sensibiliza a comunidade para diversos cuidados contra a doença.
O material disponibilizado possui as últimas orientações do Ministério da Saúde. “O atendimento das pessoas com suspeita de dengue divide a população em quatro grandes grupos, classificando cada caso de acordo com a gravidade da doença. Todo paciente receberá um atendimento específico e de qualidade. Os painéis ainda especificam o tratamento para os adultos e para as crianças”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, o alerta acontece em um momento oportuno, pois quando o assunto é a dengue é fundamental divulgar as informações e esclarecer também as dúvidas comuns da comunidade. “Não se automedicar, conhecer os sinais de alarme como dor abdominal, vômitos persistentes, dificuldade de respirar, sangramento e colaborar adotando hábitos que ajudem a uma recuperação satisfatória evitando óbitos é importantíssimo”, destaca.
O banner fortalece a importância da notificação de todo caso suspeito de dengue para que ações de campo sejam desenvolvidas pela SMS, bloqueando a transmissão da doença na região que apresenta risco.
Avaliação dos profissionais
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nestor Piva, zona Norte da cidade, o banner foi colocado estrategicamente na sala de repouso dos enfermeiros e médicos, local de circulação em horários alternativos dos profissionais. A gerente de enfermagem, Marise Rocha, explica que esse banner vem atender à linguagem do profissional da saúde, por apresentar informações técnicas e práticas. “O banner está bem dividido e de fácil leitura para nós profissionais, que recebemos os casos de dengue. Uma ação vem reforçar a política de atendimento ao cidadão”, ressalta.
Já na USF Onésimo Pinto, localizado no Jardim Centenário, a enfermeira Aline Almeida comenta que o banner colabora no direcionamento as ações dos profissionais que recebem os pacientes. “Muitas vezes, a gente atende diferentes casos e quando chega alguma suspeita de dengue, precisamos reorganizar em nosso pensamento qual a melhor maneira de atender. E aí vem a ajuda do banner que já apresenta todas as informações detalhadas”.
Para a pediatra Carla Vanessa, da USF Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, as informações repassadas também atendem ao manejo e o tratamento para as crianças. “Com uma criança o atendimento deve ser mais personalizado e acompanhado. Muito importante ter essas particularidades dos menores na hora do atendimento”, ressalta a pediatra Carla Vanessa.
Assistência e Exames
Nas Unidades de Saúde da capital, em casos de suspeitas de dengue, de imediato é realizado exames para hemograma que permitem avaliar as condições de saúde do paciente. Após o sexto dia, o usuário passa pelo exame de sorologia que confirma a suspeita de dengue. “Ambas as medidas fortalecem o diagnostico precoce e o tratamento imediato, evitando complicações e óbitos por dengue”, conclui a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.
0 comentários:
Postar um comentário