sexta-feira, 2 de março de 2012

Aracaju recebe prêmio nacional por projeto de melhorias na saúde pública



clique para ampliarPremiados do 1º Prêmio InovaSUS do Ministério da Saúde (Foto: Rondon Vellozo - Ascom/MS)
clique para ampliarEquipe da SMS que foi receber o prêmio em Brasília, Rafael Deda, Marieta Barbosa e Edmilson Reis. (Foto: Ascom/SMS)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu na última terça-feira, 28, o prêmio da 1ª edição do Prêmio InovaSUS do Ministério da Saúde (MS). A solenidade, que aconteceu em Brasília, contou com a participação do ministro Alexandre Padilha, e reuniu os 20 melhores projetos nacionais que valorizam as boas práticas e inovações na gestão do trabalho da saúde pública.
Aracaju, a única selecionada em Sergipe, foi premiada em 13ª colocação no prêmio nacional pelo desenvolvimento da primeira Pesquisa de Clima Organizacional da SMS, uma ação inédita na instituição, onde ouviu as opiniões e sugestões dos seus servidores. A solenidade do Prêmio InovaSUS - Gestão do Trabalho para Valorização de Boas Práticas e Inovação na Gestão do Trabalho na Saúde - ocorreu durante o II Encontro Nacional de Gestores do Trabalho em Saúde.
Para a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Digetes), Marieta Oliveira, esse prêmio veio confirmar o trabalho da gestão na saúde pública da cidade. "Esse é um prêmio nosso, onde cada servidor trabalhou como um co-gestor da SMS. Agora faremos projetos para trabalhar os nossos pontos negativos, valorizar os positivos e ampliar o que já deu certo", avalia.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, explica que essa colocação mostra de que maneira a SMS tem trabalhado. "Nós sempre procuramos manter um diálogo sério e aberto com todos os nossos servidores, atendendo suas reivindicações dentro das possibilidades da máquina pública. Agora colocaremos em prática os resultados dessa pesquisa inédita onde iremos dar continuidade às melhorias, incentivando os avanços da Saúde em Aracaju", conclui o secretário.
Prêmio InovaSUS
Os projetos vencedores do InovaSUS foram avaliados em três etapas, que levaram em conta o tempo que a iniciativa estava implantada, o caráter inovador dos planos, os resultados, a possibilidade de multiplicação, sustentabilidade e impacto potencial, além da perspectiva de melhorias para os servidores da saúde. Ao todo foram inscritos 262 projetos de todo o país.
Para o ministro Alexandre Padilha, esse projeto é muito importante para a valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando as relações profissionais. "A intenção do Ministério da Saúde é que as políticas de valorização dos trabalhadores sirvam para atender melhor à população", finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário