sexta-feira, 9 de março de 2012

SMS leva mensagem de prevenção as mulheres de Aracaju




clique para ampliarReferência técnica da SMS, Helissandra Alves, palestrou sobre a prevenção do câncer do colo do útero e da mama (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarPresidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto, ressalta a importância com a parceria Saúde Aracaju, na mensagem de prevenção as diferentes aracajuanas.
clique para ampliar“Pude relembrar dicas práticas para a prevenção e também aprender temas importantes para a saúde da mulher”, relata a advogada Deyse de Almeida
Dando continuidade às comemorações pela Semana da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou também uma mensagem de prevenção para os diferentes setores da sociedade aracajuana. Durante todo o dia de ontem, o programa Saúde da Mulher palestrou sobre o câncer do colo do útero e de mama para as mulheres da Previdência Social e da Ordem dos Advogados do Brasil.
 
Pela manhã, a referência técnica do programa Saúde da Mulher, Helissandra Alves, palestrou para as servidoras federais da Previdência Social, localizada no Centro da cidade. Durante a explicação, foram distribuídos preservativos e panfletos informativos. “Também nós levamos alguns materiais de plástico do corpo humano para poder ensinar detalhadamente onde acontece o câncer, a maneira correta de se utilizar a camisinha feminina entre outros assuntos importantes para elas. Houve muita interação das servidoras que tiraram muitas dúvidas”, relata a enfermeira.
 
Já no período da tarde o programa municipal foi convidado para participar do ‘Chá da Mulher Advogada’, organizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante a programação, a referência técnica também explanou sobre a prevenção, causas e tratamento para o câncer de colo de útero e de mama.
 
Para o presidente da OAB-SE, Carlos Augusto, a parceria com a SMS vem fortalecer as formas de levar uma mensagem de prevenção aos diferentes públicos e assim ampliar a qualidade de vida da população aracajuana.
 
“Essa interação entre a OAB e a Saúde de Aracaju só vem a somar nossos esforços de realizar atividades sócio-educativas para as advogadas de Sergipe e, por consequência, para a toda uma comunidade. São informações importantes sobre algo que é essencial a todas as mulheres: a saúde”, explica o presidente Carlos Augusto.
 
A advogada e professora universitária, Deyse de Almeida, relata que as informações de saúde sempre são indispensáveis para as mulheres e que quando se há prevenção, a saúde pública economiza em medicamentos e procedimentos. Isso sem falar que poupa a mulher do sofrimento de ficar doente. “Pude relembrar muitas dicas práticas de prevenção e também aprender que mesmo que a mulher não tenha relações sexuais frequentes, é preciso realizar o teste de Papanicolau”, ressalta.
 
“Separamos e diversificamos as atividades deste dia internacional para desejar a todas as mulheres um feliz dia e relembrar a todas que a prevenção das doenças sempre é o melhor remédio. Também reafirmamos que dispomos de toda uma rede de saúde pública para receber as aracajuanas para fazer os exames de rotina e tratamentos necessários, afinal de contas devemos cuidar da saúde sempre”, finaliza o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário