quinta-feira, 1 de março de 2012

Oficina prepara profissionais para incentivar alimentação saudável




clique para ampliarOficina orienta profissionais a promover alimentação complementar saudável (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarDurante a capacitação, os profissionais testaram receitas nutritivas e conheceram os dez passos para alimentação saudável
clique para ampliarJailda Santos fala sobre os benefícios da alimentação saudável
A Prefeitura Municipal de Aracaju vai ampliar as ações de promoção em saúde entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a formação de profissionais para consolidar a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). A capacitação está sendo realizada por meio da I Oficina para Tutores da ENPACS de Aracaju. O evento começou terça-feira, dia 28 e termina nesta quinta-feira, dia 1º de março. Das atividades práticas, os futuros tutores estarão repassando os conhecimentos sobre a ENPACS em quatro unidades de Saúde: USF Anália Pina, USF Madre Tereza de Calcutá, USF João Cardoso de Melo e USF Santa Terezinha. As aulas teóricas estão sendo realizadas no Centro de Educação Permanente de Saúde (CEPS), localizado na rua Luís Carlos Prestes, nº 99, no bairro Ponto Novo.
Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou em 2010 a implementação da ENPACS como projeto piloto em cerca de 10 Unidades de Saúde da Família (USFs). “Nas unidades de Saúde onde foram realizadas oficinas da ENPACS, as equipes têm recebido orientações por meio de rodas de conversas e constroem juntos um plano local de ação, para potencializar a promoção à alimentação saudável complementar entre os usuários”, diz a referência técnica da ENPACS/Aracaju, Jailda Santos.
Direito à alimentação
“Em Aracaju, estamos preparando os profissionais para potencializar a promoção da alimentação complementar saudável entre as famílias usuárias do SUS. Dado a importância dessa política pública, a ENPACS está inserida num dos eixos estratégicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Essas estratégias têm como base o direito humano à alimentação e à garantia de segurança alimentar nutricional, em especial entre as crianças nos primeiros anos de vida”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. 
Segundo Jailda Santos, para implementar a ENPACS a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está multiplicando os conhecimentos dessa estratégia entre profissionais de formação diversas e de várias redes da SMS. “A oficina reúne profissionais da Atenção Básica, da Rede Especializada e Rede de Urgência, a exemplo de médicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiros, entre outras categorias”, explica.
Dos temas abordados na oficina estão os “Dez passos para alimentação complementar saudável”, que traz orientações sobre a alimentação saudável direcionadas às crianças de zero a dois anos de idade. “Nessas orientações estão incluídas receitas de preparações alimentares regionais de feijão, arroz, peixe cozido, frango cozido, purê de abóbora com inhame e frango desfiado (escondidinho) ou carne moída”, diz a nutricionista.
“A ENPACS é mais um instrumento para fortalecer as ações de apoio e promoção à alimentação das crianças entre 6 e 24 meses no âmbito da Atenção Primária à Saúde do SUS e incentivar a orientação alimentar para esta faixa etária como atividade de rotina nos serviços de saúde”, destaca uma das tutoras da ENPACS/SMS, Irene de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário