sexta-feira, 2 de março de 2012

Samu Aracaju leva educação em saúde à população




clique para ampliarO Samu Aracaju vai a feiras e eventos, realizando diversas ações de educação em saúde (Foto: Richerlan Figueiredo)
clique para ampliarAlém de atuar nas ruas da capital socorrendo emergências, o Samu também leva orientação em primeiros socorros à comunidade (Foto: Silvio Rocha)
clique para ampliarServidores explicam o funcionamento dos equipamentos e o atendimento nas ambulâncias (Foto: Silvio Rocha)
clique para ampliarEm todo o ano de 2011 o Serviço Móvel de Urgência realizou diversas visitas e também participou de simulações (Foto: André Moreira)
Levar educação em saúde à população é um dos desafios do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Aracaju). Além de atuar nas ruas da capital socorrendo emergências, o Samu também vai a feiras, eventos e escolas orientando a população sobre primeiros socorros e informando à comunidade sobre as funcionalidades do serviço.

Além das visitas de cunho didático, que compreenderam um extenso calendário durante o ano de 2011, o Samu também tem participado de simulações, como a do Plano de Evacuação da Comunidade do Pólo Atalaia realizada no último mês de dezembro. As equipes do serviço participam ainda de atividades relacionadas ao trânsito e de intervenções onde servidores explicam o funcionamento dos equipamentos e o atendimento nas ambulâncias.

"As pessoas conhecem de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Samu, aprendem como agir enquanto o socorro está a caminho e tiram dúvidas sobre em quais situações entrar em contato com o serviço através do telefone 192", explica o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.
Educação

Um dos principais pontos de atuação do serviço são as visitas às escolas. No Colégio Estadual Leandro Maciel e no Colégio Master, por exemplo, equipes do Samu conscientizaram jovens sobre os prejuízos e riscos ocasionados pelos trotes ao Serviço de Urgência. "De janeiro a dezembro de 2011, de um total de quase 207 mil, cerca de 10% das chamadas recebidas pelo SAMU Aracaju foram trotes. Ao encaminhar uma ambulância para uma falsa ocorrência, o serviço deixa de atender a um caso verdadeiro", observa Maria Cecília Mendonça, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (REUE) de Aracaju.

Os universitários dos cursos de enfermagem e medicina também têm a oportunidade de aprender com o Samu. Acadêmicos vivenciam os desafios de atuar na Rede de Urgência e Emergência. Em 2011 estudantes participaram do curso de atendimento pré-hospitalar do Samu, onde são abordas situações traumáticas como acidentes de trânsito com múltiplas vítimas e casos clínicos variados. E novas turmas já estão inscritas para o ano de 2012.

Capacitações e Treinamentos

Outro grande desafio assumido foram as capacitações e treinamentos realizados em parceria com o Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS). No primeiro semestre de 2011 profissionais das Redes de Atenção Básica, Especializada e Psicossocial participaram de treinamentos de suporte básico de vida, aprendendo como reconhecer paradas respiratórias e atuar na reanimação cardíaca. No mês de julho 49 professores de educação física e estagiários do Programa Academia da Cidade também participaram de treinamento sobre o que fazer em casos diversos, como quedas de alunos da terceira idade, paradas cardíacas e desmaios.

Outra novidade é que desde março de 2011 os enfermeiros das Unidades de Atendimento Nestor Piva, Fernando Franco e da Urgência Mental localizada no Hospital São José estão aprimorando conhecimentos através de uma capacitação prevista para ser concluída este ano.

"Emergências cardiológicas, paradas cardíacas e como incentivar a doação de órgãos e tecidos são alguns dos temas que já foram abordados nas aulas. Com todo o material didático e a ajuda dos facilitadores, os profissionais atualizam os conhecimentos, aperfeiçoando o próprio trabalho", conclui Elielma Alves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da REUE.

Participação

Orientar a população sobre a prestação do serviço é um cuidado constante da equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Para convidar o Samu Aracaju para visitar colégios, feiras e outros ambientes públicos basta enviar um ofício ao gabinete do secretário municipal da Saúde, localizado na sede da Secretaria Municipal da Saúde na Rua Sergipe S/N, bairro Siqueira Campos.

0 comentários:

Postar um comentário