sexta-feira, 9 de março de 2012

SMS leva dicas de alimentação saudável às escolas




clique para ampliarAlunos aprenderam a importância de uma alimentação saudável (fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarProfessora elogia a iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde
clique para ampliarO consumo de frutas e verduras ajuda a prevenir doenças
clique para ampliarFolder distribuído para os pais contém receitas saudáveis e de baixo custo para o lanche
clique para ampliar"Alimentação saudável também é prevenção", explica o secretário.
O sedentarismo, aliado a uma alimentação inadequada, prejudica a saúde de crianças de diversas faixas etárias. Por isso, na manhã dessa sexta-feira, dia 9, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde na Escola, levou dicas importantes em saúde da criança e nutrição aos alunos, pais e professores da Escola Estadual Clodoaldo Alencar, no bairro Getimana. O encontro teve o objetivo de estimular boas práticas alimentares e sanar dúvidas comuns.
Cerca de 20 pais de alunos compareceram à reunião e receberam orientações para estimular nos filhos o hábito de uma alimentação saudável.  "O simples hábito de substituir um lanche industrializado como o suco de caixinha, o biscoito recheado e o refrigerante por uma fruta e um suco natural pode prevenir diversos males como o sobrepeso e o diabetes", explica a referência técnica da SMS, Aline Barros.
Após a reunião, todos receberam um folder explicativo com receitas simples, saudáveis e de baixo custo para preparar na hora do lanche.  "Gostei muito dessa iniciativa, pois para incentivar nossas crianças, o costume também deve vir de casa com a colaboração dos pais", elogiou a professora Célia Santos.
Boa alimentação
Em seguida, as estagiárias Priscila Santos e Amanda Aparecida, que cursam o sétimo período de Nutrição, na Universidade Federal de Sergipe, visitaram as salas de aulas. Na turma do quarto ano, 27 alunos participaram de atividades lúdicas sobre a importância da alimentação saudável.  "Comer muitas frutas e legumes é importantíssimo para que vocês possam ter força, saúde, dentes fortes e uma pele sempre bonita", disse Priscila Santos aos pequenos.
Hipertensão, diabetes e obesidade infantil são apenas algumas das doenças crônicas que podem atingir crianças que possuem uma alimentação desequilibrada. O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, explica que as visitas realizadas dos profissionais da saúde, através do Programa Saúde na Escola, são uma importante frente de combate.   
"Seguimos conscientizando as pessoas para multiplicar a mensagem da prevenção que é essencial para garantir saúde sempre às crianças e aos jovens das comunidades", conclui Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário