quarta-feira, 14 de março de 2012

SMS realiza encontro de facilitadores para os cuidados com os idosos




clique para ampliarProfissionais da Saúde são capacitados como facilitadores para cuidar de idosos (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarO curso envolveu instruções, dinâmicas de grupo e troca de experiências
clique para ampliar
Durante toda esta quarta-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, realizou o primeiro módulo da Capacitação Pedagógica para Cuidadores de Idosos. O encontro que reuniu enfermeiros e assistentes sociais das Unidades de Saúde da Família (USF) aconteceu no Centro de Educação Permanente da Saúde (CEPS), zona Sul da cidade.
Com o objetivo de apresentar aos profissionais da área à oficina de apoio para cuidadores de idosos e transformá-los em multiplicadores do conhecimento para as Unidades de Saúde, o Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, juntamente com o CEPS e a Rede de Atenção Primária à Saúde, estruturaram esta ação que debateu assuntos sobre a comunicação com os idosos, prevenção contra quedas, direitos sociais, alimentação saudável, higienização e medicamentos. Ao longo do dia também foram realizados debates, dinâmicas de grupo, além da entrega do manual do Ministério da Saúde sobre os cuidados que devem ser adotados com essa população.
O coordenador do programa municipal, Fabrício Almeida, relata que esse curso, dividido em dois módulos, vai capacitar os enfermeiros e assistentes sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. "Estamos oferecendo uma oficina com base em lições práticas e em exemplos dos casos locais, com o objetivo de trocar conhecimentos com os profissionais e mobilizá-los para um melhor cuidar dos idosos. Por consequência, estamos atuando na qualidade de vida do aracajuano", ressalta.
Para o enfermeiro Alex Matos, da USF Celso Daniel (Santa Maria), o cuidado com idoso envolve não apenas um medicamento, mas também a atenção dada. "Recebo muitos idosos que se queixam de dores, mas após uma conversa, percebo que ele já se sente bem melhor. Um encontro como esse, o primeiro do gênero que participo, vai qualificar ainda mais os atendimentos". A assistente social Lilia Figueiredo da USF Onésimo Pinto (Olaria) complementa dizendo que o profissional mais preparado vai realizar um acompanhamento com o idoso e com o familiar de maneira mais sistemática e pessoal.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, contextualiza esse curso como mais uma estratégia de reforço à prevenção. "Para que a qualidade de vida alcance toda a sociedade, a prevenção precisa ser o carro-chefe do trabalho. Profissionais mais capacitados, idosos mais bem cuidados", finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário