sexta-feira, 9 de março de 2012

PMA fortalece atenção do cuidado com a primeira infância




clique para ampliarNas maternidades da capital, servidoras públicas da PMA incentivam o aleitamento materno (Foto: Ascom/SMS)
Na próxima semana, para ampliar os bons índices de saúde entre as crianças na primeira infância, a Prefeitura Municipal de Aracaju vai realizar três importantes capacitações. Desta segunda-feira, dia 12, até o dia 17 de março, começa o curso sobre Manejo no Aleitamento Materno. O curso é direcionado aos profissionais da rede de Atenção Básica e vai acontecer no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), rua Luiz Carlos Prestes, nº 99, bairro Ponto Novo (atrás do antigo Mistão).
Também no Ceps, a oficina sobre puericultura, cuidados básicos com a criança de zero a 10 anos, vai começar no dia 12 e será dirigido às equipes da Rede de Atenção Primária e das maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes. A oficina será realizada para grupos de 20 profissionais, até o dia 15 de março.
As capacitações vêm da parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde ((Neps) com o Programa Saúde da Criança. Dentre as ações, o Programa Saúde da Criança vem coordenando as ações do Projeto Corujinha, dentro das maternidades localizadas em território da capital sergipana.
Com o Projeto Corujinha, a Prefeitura de Aracaju está potencializando as ações já desenvolvidas pelo programa intitulado Primeiras Ações de Saúde e Cidadania (Pasc) do Ministério da Saúde. "O Corujinha atua com três ações estratégicas, com o objetivo de reduzir a morte neonatal: melhorias na qualidade da assistência ao pré-natal, na assistência ao parto e a assistência ao recém-nascido", explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt, conta que nas maternidades, as auxiliares de enfermagem do Projeto Corujinha vêm estimulando o aleitamento materno exclusivo. "Para adesão das mães ao oferecimento do leite materno, as corujinhas além de argumentar sobre a importância do aleitamento, fazem massagem local e orientam tecnicamente como colocar o bebê no peito. Elas lembram que o leite humano é mais econômico e mais prático", conta Rita.

0 comentários:

Postar um comentário