terça-feira, 6 de março de 2012

Saúde alerta as mulheres para a prevenção do Câncer



clique para ampliarExames preventivos são realizados nas 43 Unidades de Saúde (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAracaju tem nove Unidades de Referência Ginecológica
O câncer do colo uterino é causa importante de morte na população feminina, principalmente em países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, é talvez uma das poucas patologias malignas em que a expectativa de cura seja de 100%, quando diagnosticado precocemente. Em Aracaju, o Câncer do Colo do Útero aparece como a segunda causa de morte em mulheres de 10 a 49 anos, nos anos de 2010 e 2011, perdendo apenas, para o câncer de mama.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde da Mulher, tem como objetivo reduzir, como problema de saúde pública, o câncer do colo uterino, informando e estimulando à população sobre a importância da realização de exames de prevenção, tratamento e acompanhamento adequado, visando reduzir a morbimortalidade por esta patologia na nossa população feminina.
“Com esse objetivo, a Secretaria desenvolve um Plano Municipal de Ação para Redução da Incidência e Mortalidade por Câncer do Colo do Útero oferecendo livre acesso ao exame Papanicolau (preventivo) nas 43 Unidades de Saúde da Família, objetivando o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer”, alerta o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Uma vez iniciada a vida sexual, toda mulher deve realizar o exame de rastreamento do Câncer do colo do útero (Papanicolau), principalmente naquelas na faixa etária de 25 a 64 anos, fase em que se manifestam a grande maioria das lesões. Mulheres grávidas e histerectomizadas também devem realizar o exame.
“Embora as equipes de Saúde da Família ofereçam o exame preventivo, diariamente, a procura pelas mulheres ainda é pequena, especialmente as da faixa etária prioritária (25 a 64 anos). Nossa meta para 2011 era realizar 40.000 citologias e foram produzidos 21.000 exames dentro da faixa etária”, explica Kátia Solange Valença, técnica do programa saúde da Mulher.
"A saúde da mulher é uma prioridade da Secretaria Municipal, que vem desenvolvendo ações que contribuem para a garantia dos direitos humanos das mulheres reduzindo a morbimortalidade por causas evitáveis, como o câncer do colo do útero", explica Cristiani Ludmila, coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos exames disponibilizados nas 43 Unidades de Saúde da Família, a Secretaria garante o tratamento adequado das lesões precursoras do câncer do colo do útero em 9 Unidades de Referência Ginecológica, que são consultórios qualificados de ginecologistas para assistência secundária às mulheres com lesões intra-epiteliais do colo do útero: USF Walter Cardoso (Veneza), USF Onésimo Pinto (Jardim Centenário), USF Augusto Franco (Conjunto Augusto Franco), USF Osvaldo Leite (Santa Maria), USF Dona Sinhazinha (Grageru), USF Madre Tereza (Jabotiana), USF Maria do Céu (Centro), USF Francisco Fonseca (18 do Forte), USF Carlos Fernandes de Melo (Lamarão).
"A mulher pode realizar na Unidade de Saúde perto da sua casa o exame preventivo (Papanicolau), recebendo os resultados posteriormente na própria unidade. As mulheres cujos exames têm resultados alterados são encaminhadas para uma das unidades de referência ginecológica para início precoce do tratamento, visando à redução da morbimortalidade por esse câncer em nosso município”, explica Ana Carolina Miranda, coordenadora do Programa Saúde da Mulher.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher alerta ainda para a importância de alertar para a prevenção do câncer de mama. “A realização do exame preventivo é um momento muito oportuno para avaliação clínica das mamas, sendo possível detectar precocemente pacientes com risco adicional para esse câncer, além de sinais e sintomas da doença, levando a encaminhamento para especialistas e solicitação de exames mais específicos, a exemplo da mamografia, quando necessário”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário