sexta-feira, 16 de março de 2012

SMS acolhe e define lotação dos novos servidores




clique para ampliarNa antessala do acolhimento, profissionais de saúde aguardam o atendimento individualizado (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarNo dia 19, o acolhimento das categorias continuará na sede da SMS
clique para ampliarCoordenadores de rede de Saúde esclarecem sobre lotação e funções de cada servidor empossado
clique para ampliarDo calendário de lotação, hoje a SMS recebeu novos psicólogos e enfermeiros para atuar nas rede de Atenção Primária, Urgência e Saúde Mental
clique para ampliarNova enfermeira do PSE, Marcelly Siolva: diz qaue sonhava trabalhar no Programa Saúde da Família
clique para ampliarDiretora de Gestão do Trabalho
Até a próxima terça-feira, dia 20, os coordenadores das redes de Saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju estarão recepcionando os novos profissionais da área, empossados oficialmente pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no dia 14. Seguindo o calendário de lotação, no dia 19 de março, segunda-feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Rua Sergipe 1310, bairro Siqueira Campos, serão recepcionados os servidores para os cargos de cirurgiões dentistas e auxiliares de Consultório (ACD), ginecologistas, geriatra, hematologista, auxiliar de enfermagem/ ambulatório, auxiliar de enfermagem/PSF e técnicos de enfermagem para a Rede de Urgência e Emergência (Reue).
Hoje pela manhã, na sede da SMS, foi o dia do acolhimento de enfermeiros e psicólogos. Cada servidor foi recebido individualmente por um grupo de coordenadores das redes da Atenção Primária, Saúde Mental, Urgência, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde.
Os profissionais entregaram documentação, tiraram dúvidas, assinaram Termo de Posse e definiram o local de trabalho, de acordo com a classificação do concurso e da oportunidade de vagas. "Fiquei surpresa com a recepção na SMS. As pessoas foram de fato acolhedoras. Os coordenadores me receberam muito bem e passaram as informações de forma clara", testemunha a mais nova enfermeira do Programa Saúde da Família, Marcelly Silva Santos, 27.
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, conta que a forma do acolhimento aos servidores recém-concursados foi instituída o ano passado, a partir do concurso para contratação de médicos. "A cada dia temos procurado estreitar a relação da gestão com todas as categorias que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. Os trabalhadores do SUS são a peça fundamental para melhorarmos o atendimento da saúde aos aracajuanos", destaca o secretário.
A diretora da Gestão do Trabalho/SMS, Marieta Oliveira, informa que esse acolhimento faz parte da política de valorização dos servidores, desenvolvida com o Plano de Promoção à Saúde do Trabalhador.
Lotação
Durante o acolhimento de hoje, a enfermeira Marcelly Silva Santos, fez a opção pela Atenção Primária. Hoje mesmo ela vai se apresentar à gerência da Unidade de Saúde da Família (PSF) Lauro Dantas Hora. "Era o meu sonho trabalhar na estratégia de Saúde da Família do SUS, desde a época do estágio. Tive a oportunidade de conhecer o PSF, estagiando em três unidades de saúde e agora estou realizada", afirma Marcelly.
Ontem, o farmacêutico Alisson de Melo Cardoso esteve na SMS e fez opção para atuar como supervisor da Coordenação de Assistência Farmacêutica (Codaf/SMS). "Escolhi a supervisão porque tem muito a ver com as minhas funções em empresas de distribuidora de medicamentos onde trabalhei. Sou uma pessoa dinâmica, não gosto de ficar em um local parado", disse.
Como supervisor da Codaf, Alisson já sabe como deve proceder: "vou inspecionar as unidades de Saúde da Prefeitura de Aracaju para observar o armazenamento e acondicionamento dos medicamentos e insumos. Também terei de observar se as geladeiras, prateleiras de dispensação e o estoque estão em ordem. E a cada 15 dias, terei de enviar relatório das inspeções para a Codaf descrevendo a situação e demandas de cada unidade".
Também farmacêutica, Denise Oliveira escolheu trabalhar na Farmácia Popular 2, localizada no bairro Siqueira Campos. Ela tem experiência em farmácia de manipulação. Agora, Denise tem uma certeza: "no setor público terei a oportunidade de agregar valor a minha profissão e contribuir muito mais com a saúde de um grande número de pessoas", conta.

0 comentários:

Postar um comentário