quinta-feira, 1 de março de 2012

SMS realiza Roda de Conversa sobre Saúde do Homem


clique para ampliarRoda de Conversa aconteceu na USF Família João Bezerra (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarProfissionais da Equipe de Saúde da Família debatem o tema
clique para ampliarProjeto roda de conversa visita as Unidades de Saúde da capital
Com o objetivo de levar informações e orientações sobre cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando nas Unidades de Saúde da Família (USF) a estratégia da roda de conversa sobre saúde do homem. As ações são promovidas pelo Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem. Na quarta-feira, dia 29, foi a vez da USF Família João Bezerra, no povoado Areia Branca, receber a roda de conversa, realizando um debate esclarecedor sobre o tema.  
Durante o encontro, os profissionais da Equipe de Saúde da Família e outros servidores foram convidados a refletir sobre a importância de adotar estratégias para maior inserção da população masculina na Unidade de Saúde.
“Precisamos que em toda a capital a população masculina seja sensibilizada para a importância de cuidar melhor da saúde, pois o diagnóstico precoce e a prevenção são as melhores formas de garantir saúde sempre”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Atividades
Na oportunidade, além do debate sobre saúde do homem, foi exibido o vídeo informativo, Vila Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O coordenador do Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício de Almeida, destacou a importância de se buscar uma atenção integral à saúde do homem nas rotinas de trabalho das Unidades de Saúde da capital.
“As taxas de mortalidade masculina no Brasil revelam que por descuidarem da própria saúde e estarem sujeitos a diversos tipos de violência, a expectativa de vida dos homens é bem menor que a das Mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, eles vivem sete anos menos que elas”, destacou o coordenador.
Homens estão sujeitos a diversos problemas de saúde como hipertensão, diabetes, câncer de próstata e outras enfermidades. As situações são agravadas quando há negligência. “Diante dessa realidade, a colaboração de todos é importante. Em Aracaju, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde devem incentivar mais os homens das comunidades a perder o medo e a vergonha de buscar ajuda. Enfim, a prevenção e os hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida”, concluiu Francileide Lôbo, referência técnica do Programa.
Continuidade
O Programa de Saúde do Adulto, Idoso e Homem segue realizando a roda de conversa nas Unidades de Saúde da Família em Aracaju.  Nesta sexta-feira, dia 2, a equipe reunirá profissionais da Unidade de Saúde da Família Augusto Franco
.

0 comentários:

Postar um comentário