quinta-feira, 8 de março de 2012

PMA promove capacitação sobre rede de proteção social




clique para ampliarCapacitação inicia novo módulo da aperfeiçoamento de assistentes sociais (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAs inscrições foram concorridas para assistir a aula do professor Faleiros
clique para ampliarDurante o curso, Dora Rosa, professor Faleiros e Lusitânia Borges saudaram o Dia Internacional da Mulher
Os 120 assistentes sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju, que atuam no Sistema Único de Saúde (SMS) estão participando do novo ciclo de aperfeiçoamento da categoria. O primeiro módulo deste ano traz como tema Rede de Proteção Social e Cidadania. A atividade iniciou nesta quinta e segue até a sexta-feira, dia 9, nas salas do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O facilitador da capacitação é o professor e doutor em Sociologia, Vicente de Paula Faleiros, um estudioso e renomado pesquisador da área e um entusiasta da pedagogia participativa de Paulo Freire.
De acordo com Faleiros, trabalhar com redes de proteção social não é algo simples. "A abordagem do trabalho em rede de proteção social implica em enfrentar conflitos de ordem política, cultural e estratégica. E um dos mais importantes conflitos é o cultural, dado a visão patrimonialista e fragmentada de alguns setores da nossa sociedade", afirma o professor.
Faleiros afirma que uma rede nunca será a ideal, o que significa que aqueles que atuam em rede devem construir consensos. "As redes são dinâmicas e temos de potencializar e fortalecer o que já existe de vinculo e de proteção social de uma determinada rede. Trabalhar juntos e em rede implica em um processo de organização, de gestão e principalmente de comunicação. Essa interação é que vai propiciar acordos e consenso dos conflitos", orienta Faleiros.
Para a referência técnica da Assistência Social da SMS, Dora Rosa, a capacitação objetiva qualificar a gestão do SUS Aracaju na atuação com outras redes de proteção social. "Compreender a atuação em rede de proteção social é fundamental para o profissional, porque a ação dessa categoria isolada não garantirá resolutividade da demanda dos usuários. O profissional dessa área no SUS precisa estar integrando e dialogando com outras redes sociais para melhor atender o usuário do SUS. Dentre as redes que devemos estar integrados estão a do Ministério Público, Conselhos de direitos, Segurança Pública, dentre outras", destaca Dora Rosa.

De acordo com a assessora técnica do Neps, Lusitânia Borges, das 100 vagas a maioria dos assistentes sociais inscritos atua na SMS/Aracaju: Rede de Atenção Primária (Reap) Rede de Urgência e Emergência (Reue), Rede de Vigilância em Saúde (Covis), Neps e na Rede de Atenção de Saúde do Trabalhador (Reast). As outras vagas contemplaram os assistentes sociais da Secretaria da Assistente Social, da PMA, da Secretaria Especial de Políticas Públicas e da Secretaria de Inclusão Social e Fundação Renascer, do governo estadual.
Segundo a coordenadora do Neps, Ângela Leite, a presença de Faleiros, em Aracaju, era uma velha reivindicação da categoria. "O tema rede de proteção social e a presença de Faleiros como facilitador desse tema é um grande feito da SMS, que está investindo na qualificação e na valorização dos profissionais", diz.
Jones Batista, um livreiro muito conhecido por estudantes e professores universitários também destaca a presença do professor na capital sergipana. "Ele é um "medalhão" nessa área. Não há estudante de Serviço Social que não tenha lido e adquirido uma obra dele", testemunha Jones que já vendeu em sua banca várias edições de obras do professor.
A mais nova consultora da área de aleitamento materno do Ministério da Saúde, a assistente social da PMA, Helga Muller também festejou a oportunidade de ouvir Faleiros. "Tanto o tema quanto o facilitador ajudam a fortalecer a categoria do Serviço Social a compreender e superar dificuldades em atuar em rede, para ajudar os usuários do SUS", diz Muller.
A assistente social do Caps Jael Patrício, Adriane Mendonça diz que o setor da Saúde Mental é complexo, o que demanda do profissional atualização permanente. "Precisamos estar habilitados para buscar garantir os direitos dos nossos usuários, para que eles se tornem protagonistas de sua própria história e que se reconheçam enquanto sujeitos de direitos", afirma.
"A nossa gestão tem investido de forma permanente na formação continuada das categorias que compõem o SUS/Aracaju. Este investimento tem dois objetivos: qualificar a assistência e o cuidado aos nossos usuários e valorizar os profissionais", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário