terça-feira, 20 de março de 2012


Dengue: índice de infestação cai para 1,7%
clique para ampliarFotos: Lízia Martins
clique para ampliarSegundo os dados do levantamento, maioria dos focos está nas residências
clique para ampliarFonte: SMS
clique para ampliarDez bairros de Aracaju estão classificados como de baixo risco e 28 bairros de médio risco
clique para ampliar
clique para ampliarEdvaldo pediu mais uma vez a colaboração de toda a sociedade na luta contra a dengue
Na manhã desta terça-feira, 20, o prefeito Edvaldo Nogueira, ao lado do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, apresentou, durante coletiva à imprensa concedida no centro Administrativo prefeito Aloísio Campos, os dados do 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2012. Segundo as informações divulgadas, graças ao trabalho de combate à dengue desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, o índice de infestação vem diminuindo a cada ano, caindo de 2,4%, registrado em 2009, para 1,7% no ano passado. 
O resultado do estudo, realizado de 5 a 9 de março em todos os bairros da capital sergipana, mostrou que os focos de dengue se encontram dentro das residências. Mesmo apresentando queda de 16,6% em relação a janeiro, o maior índice de focos (68%) está nos depósitos de água, sendo que as lavanderias continuam sendo os principais criadouros de larvas.
O segundo maior problema, com 28,1%, está nos depósitos domiciliares, como vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, entre outros.  Nesses locais foi identificado um aumento de 52,7% em relação ao LIRAa de janeiro. Durante o levantamento não foram encontrados focos em terrenos baldios da capital.
O prefeito pediu que a população colabore cada vez mais no combate ao aedes aegypti. "É fundamental que os cidadãos não se acomodem. A prefeitura tem feito a sua parte com a realização das forças-tarefa, com a contratação de agentes, limpeza das ruas e terrenos baldios, recolhimento de pneus, visitas domiciliares, bota-fora. Apesar de estar caindo à cada ano, ainda detectamos um alto índice de infestação predial, ou seja, a dengue está dentro das casas", observou Edvaldo.
Durante o evento, o prefeito lançou mais uma campanha educativa para alertar os cidadãos para que redobrem o cuidado dentro de suas casas. Denominada "Dengue: A Prefeitura Está Agindo. Faça sua Parte", a campanha prevê a distribuição panfletos, cartazes e ampla divulgação na mídia.
Índices
O último LIRAa mostrou que 10 bairros de Aracaju estão classificados como de baixo risco e 28 bairros de médio risco. O Santa Maria é o único bairro de alto risco.  Edvaldo Nogueira também informou que, depois de 10 anos, o sorotipo viral da dengue tipo 1 (DEN V1) voltou a circular em Aracaju e que o novo vírus tipo 4 o (DEN V4) foi detectado em 4  bairros da capital (Jardim Centenário, Jabotiana, Novo Paraíso e  Santa Maria). "Esse dado exige de nós um trabalho diferenciado. Vamos fazer uma barreira sanitária para evitar a proliferação do vírus 4 na cidade de Aracaju".
O chefe do executivo municipal destacou ainda que os números estão sob controle e voltou a pedir mais cuidado por parte dos cidadãos. "Tenho certeza que com a ajuda da comunidade e com a participação de todos, nós vamos conseguir melhorar ainda mais os índices", observou.
Ações
O prefeito da capital lembrou que as ações de combate ao mosquito fazem parte do cotidiano da prefeitura que há 4 anos vem atuando sistematicamente para evitar uma epidemia da doença e o resultado vem sendo positivo.
"Em 2007 recolhemos 20.587 pneus das ruas de Aracaju. No ano passado foram recolhidos 53.779; Em 2007 a prefeitura realizou 807.754 visitas domiciliares. No ano passado o número pulou para 1.013.039. Em 2008 realizamos 152 forças-tarefa e, em 2011, foram 186. Estamos fazendo nossa parte e queremos pedir mais uma vez que os cidadãos nos ajudem nessa guerra constante contra o mosquito", pediu Edvaldo.
2012
Apenas no ano de 2012, a prefeitura de Aracaju recolheu 8.764 pneus das ruas; realizou 157.649 visitas domiciliares; realizou 30 ações de força-tarefa; cuidou de 6.652 terrenos baldios e trabalhou em 1.602 pontos estratégicos: ferro velho, rodoviária, cemitério e mercado.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, lembrou que, em Aracaju, o LIRAa é realizado a cada dois meses. "A orientação do Ministério da Saúde é que sejam feitas três pesquisas como essa a cada ano. Nós fazemos seis e isso demonstra o tipo de trabalho que é realizado no combate à dengue em nossa capital", comentou.
Silvio pediu ainda a colaboração da imprensa para auxiliar na divulgação dos cuidados com o aedes aegypti. "Precisamos do apoio da imprensa que tem cumprido um papel fundamental no alerta à população. As pessoas têm que ser conscientizadas do seu papel no combate ao mosquito a imprensa tem um papel extraordinário a cumprir, nos auxiliando nessa divulgação", solicitou o secretário.
Presenças
Também participaram da apresentação do 2º LIRAa de 2012, os vereadores Emmanuel Nascimento, Miriam Ribeiro, Emerson Ferreira e Jony Marcos; a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Lucimara Passos; o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Osvaldo Nascimento; os secretários municipais Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Lucas Fialho (Governo); Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete); Dulcival Santana (Planejamento) e Marcos Cardoso (Comunicação).

0 comentários:

Postar um comentário