segunda-feira, 12 de março de 2012

Secretários debatem melhorias para a Saúde




clique para ampliarA reunião aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde de Aracaju (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarSecretários municipais debatem melhorias na Saúde
Os secretários de Saúde dos municípios da região da Grande Aracaju, entre Barra dos Coqueiros, São Cristovão, Divina Pastora, Itaporanga D'Ajuda, Santa Rosa Lima, Laranjeiras e Riachuelo, estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 12, com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) no Centro de Educação Permanente em Saúde de Aracaju. Eles discutiram sobre a operacionalização de projetos de redes prioritárias do governo federal: Rede Cegonha, Rede Psicossocial e de Urgência e Emergência.
Para o secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, esse é um momento importante já que fortalece as ações que beneficiam os usuários. “A discussão tripartite, ou seja, que envolve as gestões nas três esferas: municipal, estadual e federal facilita a operacionalização dos projetos, fazendo chegar aos usuários a saúde que eles merecem", afirma.
A referência técnica do Ministério da Saúde, Natali Pimentel, destaca que outro objetivo do encontro é revisão da PPI (Programação Pactuada e Integrada). "A expectativa é que também possamos realizar o plano de ação e o desenho de cada uma das redes, reforçando o processo de governança local", diz.
"Estamos realizando um balanço das ações já concretizadas e dando continuidade às atividades de planejamento do SUS no Estado, traçando uma linha de cuidado que visa garantir o acesso aos serviços e a adequada assistência à população, destacando o compromisso assumido por cada agente seja o Município, o Estado ou o Ministério da Saúde", destacou durante o encontro o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. 
Pautas e Debates
Aracaju já desenvolve com sucesso alguns dos projetos, a exemplo do Mamãe Coruja e Corujinha, que acompanham gestantes e recém-nascidos, com a garantia entre outros fatores, do Cartão de Vacinação.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Márcia Menezes, explica que outras ações já estão implantadas com previsão de recursos. "A fase agora é de operacionalizar, por exemplo, as casas de parto, o acompanhamento pós-parto, ações de incentivo ao parto normal que segundo a Organização Mundial da Saúde deve ser superior a 70% e estamos caminhando no desenvolvimento de ações para atingir essas metas", explica.
Até terça-feira, secretários e representantes do Ministério da Saúde estarão reunidos também em oficinas, a exemplo da oficina de Saúde Mental. "Quando se fala em Atenção Psicossocial, Aracaju é referência no Brasil, com o maior número de Caps por habitantes, e estamos aqui para discutir ações que garantam o acesso aos serviços com plenitude", explica o diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Hélio Farias.
Outro ponto de debate é com foco na Rede de Urgência e Emergência. "Unificação e regionalização do Samu, transição das Unidades de Atendimento Dr. Nestor Piva (Zona Norte) e Desembargador Fernando Franco (Zona Sul) para Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Tipo 3, criação de novas UPA, no Estado, para trabalho integrado são assuntos em pauta", acrescenta o diretor de Atenção a Saúde da SMS, Paulo Sérgio Nunes.

0 comentários:

Postar um comentário