segunda-feira, 2 de abril de 2012

Confraternização marca a integração do Samu



clique para ampliarO Samu Aracaju agora passa a ser o Samu Sergipe 192 (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarRepresentantes da SMS, FHS, SES e Samu Sergipe 192, falam durante a confraternização

O Samu Aracaju agora passa a ser o Samu Sergipe 192. Para marcar a consolidação da nova estrutura operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Estado, representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 2, com profissionais do Samu na Central de Regulação Médica de Urgência, localizada no bairro Siqueira Campos. Um café da manhã marcou as comemorações por esta importante conquista, que é o resultado do esforço conjunto do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Aracaju.
Sergipe agora é o primeiro Estado do Brasil com cobertura total do Samu sob uma gestão única. Aracaju será beneficiada com a regionalização dos serviços pré-hospitalar de urgência. “Um fator importante na consolidação dessa conquista foi o compromisso da gestão que realizou todo o processo de maneira transparente, acatando a exigência do então secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, que exigiu no processo de fusão o esclarecimento das dúvidas dos trabalhadores do Samu Aracaju”, disse o diretor de Atenção a Saúde da SMS, Paulo Sérgio Nunes, durante a confraternização.
O diretor destacou ainda que com a unificação foram pactuados benefícios para Aracaju como a ampliação da frota de ambulâncias disponíveis para atender a população, e instalação de base descentralizadas na Zona Norte e Zona Sul da cidade, visando aperfeiçoar o tempo de resposta. 
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, à unificação do Samu Estadual com o Samu Municipal, foi uma questão muito discutida entre as Secretarias, desde o início da sua gestão. 
“O próprio Ministério da Saúde orienta que haja essa unificação para dar mais agilidade e mais qualidade à prestação do serviço. Nas conversas com a Secretaria de Estado da Saúde ficou acertado que os servidores do Samu Municipal serão cedidos para o Samu Estadual, sem nenhum prejuízo para as categorias envolvidas nesse processo de fusão. Um dos principais benefícios para a população com a unificação é a descentralização do serviço. O Samu contará com mais bases de atendimento à comunidade. Além disso, o repasse do Ministério da Saúde será maior com a unificação, criando a possibilidade de aquisição de mais ambulâncias, motolâncias e a melhoria na estrutura do serviço”, afirma Silvio Santos.
Na oportunidade, o presidente da Fundação Hospitalar de Saúde, Emanuel Messias, afirmou que a unificação do Samu é uma inovação positiva em diversos aspectos. “A fusão beneficia significativamente toda a população, envolvendo também a possibilidade de captar mais recursos que serão utilizados para melhorar a estrutura do serviço. O projeto de unificação recebeu a avaliação positiva do Ministério da Saúde e acreditamos que isso refletirá em maiores oportunidades para qualificar os profissionais”, afirma. 
Agilidade e qualidade no Samu 192 
Mais agilidade e qualidade na prestação do serviço.  O superintendente do Samu Sergipe 192, Leonardo Coelho, explicou que a população de todos os municípios sergipanos já pode acessar os serviços da Central de Regulação Unificada do Samu 192 por meio do telefone 192. Equipes de reguladores já estão de plantão para atender chamados de casos de urgência e para passar orientações médicas necessárias. 
“Destaco que estamos muitos satisfeitos com a nova estrutura. Buscamos organizar todo trabalho otimizando os recursos disponibilizados de modo a ofertar o melhor serviço aos usuários. A colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e dos mais de 90% de servidores que já aderiram ao Samu Sergipe 192 têm sido de importância fundamental”, revelou o superintendente do Samu Sergipe 192. 
Aprovação dos trabalhadores 
Muitos profissionais do Samu Aracaju aprovam a fusão com o Samu Sergipe 192 e somam forças por um serviço unificado e mais eficiente. “A junção está sendo boa e ajudará a organizar processos de trabalho, diminuindo a sobrecarga no serviço. Acredito que isso permitirá que continuemos levando a melhor assistência para a população”, destacou o condutor de ambulância, Emiltone Vanderley.  

0 comentários:

Postar um comentário