terça-feira, 3 de abril de 2012

Vigilância Sanitária Municipal fiscaliza a venda de pescados




clique para ampliarDurante a semana santa, a Vigilância Sanitária Municipal segue com ações de rotina (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAgentes vistoriam estabelecimentos comerciais e feiras livres
clique para ampliarVigilância Sanitária observa os cuidados para a correta manipulação e comercialização de alimentos
clique para ampliarA vendedora de pescado, Maria Aparecida, elogiou a atuação da Vigilância Sanitária Municipal
Com a chegada da Semana Santa, cresce o volume de vendas dos pescados em vários estabelecimentos de Aracaju. Para garantir a correta manipulação e comercialização dos  alimentos, reduzindo o risco de contaminação a Vigilância Sanitária Municipal segue atuante em supermercados, feiras livres e peixarias da cidade. A ação itinerante de rotina já vistoriou as barracas de  pescado no Mercado Albano Franco durante os dias 29 e 30 de março. De 2 a 4 de abril as equipes seguem visitando supermercados em diversos pontos da capital.  
“Esse é um trabalho de rotina mantido pela Secretaria Municipal de Saúde que visa garantir o bem estar da comunidade e além de estimular as boas práticas em higiene, fiscalizando e acompanhado de perto a rotina de venda dos pescados”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Durante esse período os agentes estão observando a conservação dos alimentos em estabelecimentos que devem ser mantidos em balcões com temperatura próxima a 0°C  ou equipamentos de refrigeração com temperatura próxima a -10°C. Na venda em balcões abertos, a recomendação é cobrir os produtos com gelo em abundância. “Os consumidores devem observar a higiene do local e dos manipuladores. Quem esta manipulando os pescados também precisa estar com as mãos bem lavadas, usar o avental e, é claro, não manipular dinheiro e mercadoria ao mesmo tempo”, orienta a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica.
Prevenção
Peixes, camarão, lula, caranguejo, mexilhões, ostras, carne de siri, todos esses alimentos têm um alto potencial nutricional sendo benéficos para saúde. Mas, mesmo assim, a comunidade deve ter prudência no momento de comprar e consumir. A população deve observar as características que indicam o frescor e a validade do alimento como escamas aderidas ao corpo, músculos firmes e desinchados, olhos brilhantes e cheiro próprio (ausência de amoníaco).
“Nos produtos embalados, durante a compra, além de verificar a data de validade, o consumidor deve observar o carimbo do S.I.F (Serviço de Inspeção Federal) e/ou SIE (Serviço de Inspeção Estadual), pois esses selos garantem que a procedência desses produtos são de empresas devidamente credenciadas e adequadas”, observa a Gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Municipal, Nazaré de Aragão
Boas Práticas
Tanto a população como os vendedores são beneficiados com a atuação da Vigilância Sanitária Municipal, estimulando boas práticas na manipulação e conservação dos alimentos. Muitos comerciantes elogiam o desenvolvimento desse trabalho permanente. “Isso também contribui para atrair a clientela. A limpeza e a higiene são observadas por quem gosta de comprar”, observa a vendedora de pescado, Maria Aparecida, que mantém diversos cuidados em higiene numa barraca de peixes no Mercado Albano Franco. 

0 comentários:

Postar um comentário