segunda-feira, 2 de abril de 2012

SMS realiza tratamento em pessoas autistas de Aracaju




clique para ampliarO tratamento é realizado no Serfismo e no Caps Infantil (Foto: Ascom/SMS)
O Dia Mundial de Consciências sobre o Autismo, acontece hoje, 2 de abril. Para marcar esta data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa quais são os serviços públicos que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece aos cidadãos portadores do autismo na capital sergipana. Os pacientes passam por enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos entre outros profissionais.
O gerente do Serviço de Reabilitação Físico e Motora (Serfismo), Felipe Calasans, explica que essa disfunção age no desenvolvimento intelectual e é de difícil diagnóstico, podendo também estar ligado a outras doenças.  
“Os autistas compreendem as coisas no sentido literal, geralmente não gostam de mudanças, seja na rotina ou no ambiente e com frequência se isolam, principalmente de outros, devido à dificuldade de interação. Costumam gostar de música, aritmética e às vezes parecem não escutar, podendo não dar atenção às pessoas ao redor. Apesar dessa doença, os autistas podem conviver normalmente e se destacar no mercado de trabalho”, explica Felipe Calasans.
Tratamento gratuito 
O gerente do Serfismo ressalta que para o autismo ainda não existe a cura, contudo há o tratamento que quando realizado de maneira correta dá uma maior independência ao portador da doença. Em Aracaju os serviços públicos são oferecidos no Serfismo, situado à rua Porto Alegre, nº 1310, no bairro Siqueira Campos, para crianças e adultos; e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, localizado na av. Alberto Azevedo, nº 207, no bairro Suissa (próximo a Vila Militar), restrito para crianças e adolescentes até 16 anos.
“A pessoa não precisa de um encaminhamento médico para dar entrada nesse serviço. Chegando em um dos dois locais de atendimento aqui em Aracaju, o paciente vai passar por acolhimento e posterior diagnóstico médico para então começar seu tratamento. Planejamos uma estrutura de saúde a fim de que o paciente conviva normalmente na sociedade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

0 comentários:

Postar um comentário