terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aracaju recebe 21 novos agentes de endemias




clique para ampliarA Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju deu boas-vindas aos 21 novos agentes de endemias (fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarAgentes estão ansiosos para participar das atividades de campo
clique para ampliarAté a sexta-feira, dia 3 de fevereiro, eles seguem reunidos com os técnicos do Programa Municipal de Controle da Dengue
Na manhã desta terça-feira, dia 31, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) deu boas-vindas aos 21 novos agentes de endemias cedidos para o Município por meio da parceria entre a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Na oportunidade, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, explicou como funciona o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.
"Semanalmente, os agentes de endemias estão em campo, vistoriando diversos bairros da capital. Cada equipe fica responsável por uma área ou zona, realizando o combate e o monitoramento do surgimento de novos focos da dengue. Todo trabalho que desenvolvemos segue as recomendações do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, atentando também para as necessidades do Município", esclareceu a coordenadora.
"De braços abertos recebemos esses novos agentes, eles são ferramentas importantes no combate a epidemia, um reforço em boa hora para mantermos o trabalho que é destaque no Brasil", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Silvio Santos destaca que o reforço no número de agentes é importante para Aracaju, que possui um dos três melhores programas de controle da dengue do país e trabalha para continuar adotando características inovadoras como a vinculação dos agentes de endemias tanto no trabalho de prevenção do vetor da dengue, como nas orientações para que o paciente com sintomas da doença busque a Unidade de Saúde para fazer exames de sorologia.
Estudando o Combate à Dengue
Os novos agentes já foram capacitados na Escola Técnica do SUS, no Centro de Aracaju no dia 17 de janeiro. Até a sexta-feira, dia 3 de fevereiro, eles seguem reunidos com os técnicos do Programa Municipal de Controle da Dengue para conhecer mais das atividades desenvolvidas no Município, das formas de trabalho e da biologia do vetor. Muitos deles já estão ansiosos para participar das atividades de campo.
"Acredito que será bastante compensatório poder desenvolver um trabalho junto à comunidade. Eliminar os novos focos da dengue e principalmente estar orientando as pessoas para prevenção é fundamental para a saúde de todos", revelou o agente de endemias, Jorge de Jesus, 34 anos.
"Hoje podemos aprender mais sobre como combater o mosquito. A primeira impressão que tive já é muito boa, sinto que o Programa Municipal de Controle da Dengue é muito bem planejado e eficiente", concluiu a agente de endemias, Paula Samara, 20 anos.

0 comentários:

Postar um comentário