terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Alimentação saudável garante energia para o folião enfrentar a maratona do Pré Caju




clique para ampliarOs foliões devem optar por uma alimentação saudável, com o consumo de frutas e sucos (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarRúbia Carvalho, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Rede de Atenção Primária da SMS
Com a proximidade do Pré-Caju, os foliões precisam adotar alguns cuidados com a alimentação para evitar os efeitos indesejáveis como indisposições intestinais, dores de cabeça, ressaca e cansaço. Para isso, devem optar por uma alimentação saudável, escolhendo produtos que tenham alto valor energético e nutritivo.
"O percurso do Pré-Caju é uma verdadeira maratona para os foliões. O alerta para a população é que evite o exagero de bebidas alcoólicas e opte por uma alimentação saudável e balanceada. O momento é de aproveitar a grandiosidade da festa e adotar alguns cuidados para usufruir todos os dias da festa com saúde", afirma Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
A coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rúbia Carvalho, orienta sobre a alimentação saudável antes, durante e depois da festa. 
"Para o folião a hidratação é fundamental, mas a população deve buscar outras fontes de alimentação como os sucos de frutas, que garantem um bom suprimento de vitaminas e minerais que serão utilizados na intensa atividade do Pré-Caju. Os sucos também são uma grande fonte de vitaminas e minerais. Para deixar o suco mais nutritivo e com maior valor energético, basta adoçá-lo com uma colher (sopa) de melaço de cana para um copo de 300 ml", explica.
Receitas
A coordenadora deu algumas sugestões de sucos saudáveis e vitaminados, como por exemplo, o de melancia, que basta bater no liquidificador apenas a polpa da fruta com as sementes e depois coar antes de consumir, sem a necessidade de adoçar. Outro exemplo é o suco de laranja, cenoura e beterraba. O suco verde também é uma excelente fonte de energia:  3 laranjas lima, 1 couve-folha, 3 folhas de alface e hortelã miúdo. Para preparar é só colocar tudo no liquidificador e bater. “Caso necessite que o suco fique mais líquido para bater é só utilizar água de coco verde e coar antes de consumir”, recomenda.

0 comentários:

Postar um comentário