quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lei Antifumo Municipal completa dois anos




clique para ampliarSaúde oferece tratamento gratuito para fumante (Foto: Ascom/SMS)
clique para ampliarAracaju é uma das capitais com menor número de fumantes (Arte:Ascom/SMS)
No segundo ano da Lei Antifumo, de nº 3756/2009, a Prefeitura de Aracaju comemora o avanços alcançados pelo Programa Municipal do Controle do Tabagismo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa vem ajudando os fumantes a largarem o vício e levando mais qualidade de vida à população.
O programa atua em três frentes prioritárias. Uma delas é a de Promoção e Prevenção com a atividade contínua junto aos jovens e adolescentes. "Avançamos através das ações com nossos jovens e adolescentes utilizando como ferramenta de comunicação o Programa Saúde na Escola, que acontece hoje em 84 escolas da capital, e com meta pactuada para 2012 em atender 43.221 estudantes matriculados na rede municipal e estadual de ensino", ressalta a coordenadora de Promoção à Saúde, Sayonara Carvalho.
Outra área de atuação são os Ambientes Livres de Tabaco. Em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, a SMS desenvolve o projeto Respire Qualidade de Vida.  "Graças a esse projeto, Aracaju vem se mantendo nas pesquisas nacionais do Ministério da Saúde como uma das capitais brasileiras com menores índices de fumantes no país, com cerca de 11%", explica Ana Angélica, coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju.
Outra novidade é o tratamento para Cessação do Tabagismo. "Com oferta gratuita no SUS, ampliamos mais uma Unidade de tratamento para residentes na capital, que funciona todas as tardes no Complexo do CEMAR Augusto Franco. Essa é mais uma ação de promoção à saúde. Prevenir é sempre o melhor caminho para ter saúde sempre", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
"Ter a certeza que estamos fomentando uma política sustentável de promoção à saúde com garantia de direitos de todos na área do tabagismo nos deixa otimista para que nesses próximos anos consigamos melhorar e reduzir os números nos indicadores de doenças não transmissíveis, como os cânceres de diversos tipos", ressalta Sayonara Carvalho.
Respire Qualidade de Vida
Em junho de 2011 a SMS entregou um selo e uma placa comemorativa ao reconhecimento de quatro estabelecimentos no cumprimento da Lei Antifumo em Aracaju. A escolha foi feita pela própria comunidade, que participou de uma enquete realizada durante o mês de maio, no site da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Os estabelecimentos foram premiados em três categorias: Bar da Orla de Atalaia, Casa de Show e Restaurante. O ‘Cariri' venceu em duas modalidades - como Bar da Orla da Atalaia, com 30,06% dos votos e como Casa de Show da Cidade, com 26,60%. Já na categoria restaurante, houve um empate e três estabelecimentos foram eleitos com 7% cada: Ferreiro do Riomar, Carne do Sol do Ramiro e Muratto.
A enquete da Lei Antifumo teve como propósito comemorar o ‘Dia Mundial de Combate ao Tabagismo', homenageando os estabelecimentos mais votados pela população da capital por respeitarem a Lei Municipal 3.756/2009, de autoria do vereador Emmanuel Nascimento, que proíbe fumar em ambientes coletivos e fechados.

0 comentários:

Postar um comentário