segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saúde apóia o Seminário Estadual de Travestis e Transexuais




clique para ampliarO evento foi organizado pela Unidas em parceria com a ADHONS (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarUm grande público participou do evento
clique para ampliarSaúde apóia as ações de educação em saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais participou do 1º Seminário Estadual de Travestis e Transexuais na Adolescência e Juventude. O evento que aconteceu na sexta-feira, dia 27, foi organizado pela Associação das Travestis Unidas na Luta Pela Cidadania (Unidas) em parceria com a Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (ADHONS). 
Durante o evento, o diretor adjunto do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, ressaltou a importância do Seminário na luta das Travestis e Transexuais por direitos em diversos campos. 
Segundo ele, o Ministério da Saúde tem trabalhado junto aos Estados e municípios, para que no SUS seja possível um atendimento que corresponda às necessidades dessa classe, que vão desde a questão das cirurgias de transgenitalização, da aplicação de silicone, do uso do nome social em todas as Unidades de Saúde até outros aspectos. “Entendemos que quando tratamos com dignidade e com respeito às diferenças, a população busca os serviços de saúde e colabora, adotando as medidas de prevenção", declarou Eduardo Barbosa, que estava representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 
Trabalho 
O Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais apóia as ações de educação em saúde e realiza palestras sobre sífilis,  hepatites e HIV em eventos  das travestis e transexuais. "Dentro da política de prevenção, nós identificamos que os grupos discriminados são mais vulneráveis às doenças. Por isso somamos forças para uma melhor assistência em saúde", destacou o coordenador, Andrey Lemos. 
"O nosso objetivo é promover o acesso da população aos métodos preventivos e humanizar nossos serviços para que na estratégia do SUS em Aracaju as Unidades de Saúde possam melhor acolher e atender a todos. O seminário dá oportunidade de um debate enriquecedor no Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é comemorado no dia 29. Ações como essa são fundamentais para quebrar preconceitos", afirma Silvio Santos, secretário municipal de Saúde.
Ativismo no Dia Nacional da Visibilidade Trans 
Marcaram presença no seminário representantes da Rede Nacional de Pessoas Trans (REDTRANS), Movimento das Lésbicas de Sergipe (Mols), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Articulação Sergipana na Luta Contra a Aids e Grupo Mexam-se. 
"Esse é um marco histórico no debate sobre as violências, sobre a carência de assistência e sobre todas as formas de preconceitos que atingem jovens LGBTS em fase de descoberta de seus corpos. Embora o Brasil tenha leis, nunca deixamos de frisar que precisamos de mais políticas públicas direcionadas para as jovens trans", declarou o presidente da ADHONS, Marcelo Lima. 
Segundo a presidente da Unidas, Jéssica Taylor, não é fácil para as adolescentes frequentar as escolas, locais públicos por ainda sofrer muito preconceito. "Por isso, a Unidas está sempre dando apoio para que elas saibam impor e lutar pelos seus direitos. Todos devem se sensibilizar sobre a necessidade dos cuidados na prevenção e na assistência médica adequada ao uso do silicone e terapias com hormônio", explica Jéssica Taylor.

0 comentários:

Postar um comentário