Aulão de ginástica com os profissionais da Academia da Cidade abriu o projeto Saúde Verão. (Fotos:Ascom/SMS)
Profissionais de saúde orientam populares sobre diversos cuidados
Equipe do Programa Academia da Cidade animou o calçadão da 13 de julho
Durante a semana, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, a Academia da Cidade reunirá os usuários, turistas e toda a população para a prática de atividades físicas como caminhadas, dança e alongamento. “Na época mais quente do ano, o verão, estamos sensibilizando as pessoas a adotarem hábitos saudáveis como o exercício físico diário que proporciona grandes benefícios para a saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Para Rosa Mérice, diretora da Clínica e Hospital São Lucas, é uma satisfação poder realizar a quinta edição do projeto Saúde Verão. “Além das atividades físicas realizadas com a parceria da Academia da Cidade também montamos um estande onde profissionais da saúde orientam populares sobre diversos cuidados em nutrição, fisioterapia, assistência farmacêutica, geriatria, esporte, tratamento da obesidade, sustentabilidade e controle dos fatores de risco cardiovascular”, acrescenta.
Aulão
Para que os usuários de todos os 17 pólos da Academia da Cidade participem do projeto Saúde Verão, equipes de profissionais de educação física do programa vão dar aulas durante os dias de evento. “Com muita energia, animação, os populares vão gastar calorias para redução de medidas e também para combater males como o colesterol. Além disso, conhecerão de perto o trabalho da Academia da Cidade”, explica a coordenadora de Promoção à Saúde da SMS, Sayonara Carvalho.
Quem participou da aula de ginástica na manhã dessa terça-feira elogiou o calçadão da 13 de Julho como espaço escolhido para a promoção das atividades físicas. O comerciante José Antônio, 56 anos, é usuário da Academia da Cidade no pólo do bairro Industrial. Ele conta que essa já é a segunda vez que participa do Saúde Verão. “Gostei muito da aula de hoje, vou voltar outros dias e convidar meus amigos”, comenta.
Elizana Menezes, 35 anos, é aluna novata no Academia da Cidade. Ela conta que frequenta o programa há um mês e, por orientação do médico cardiologista, procurou fazer atividades físicas. “O Saúde Verão é uma maneira divertida e criativa de cuidar melhor da saúde. A aula de hoje foi ótima e o melhor de tudo é que é de graça e qualquer pessoa pode participar”, diz.
Metas
Em 2012, o Programa Academia da Cidade planeja ampliar os pólos de atividades físicas para mais três bairros de Aracaju. Hoje, a Academia da Cidade conta com 17 pólos espalhados em 15 bairros da capital. As atividades são supervisionadas por 22 professores e 31 estagiários de educação física e atualmente tem cerca de oito mil alunos cadastrados no programa que é mantido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário